O edifício está localizado na rua de Santa Iria, num terreno cedido por Alfredo Fernandes. A sua construção deveu-se sobretudo a dois construtores civis de Tomar, Manuel Ribeiro e Fernando Graça.
Quando a corporação de Tomar foi fundada há cerca de 90 anos, foi improvisado um quartel nas traseiras do edifício dos Paços do Concelho. Em Janeiro de 1932 os bombeiros mudam para a rua Sacadura Cabral, nº.1, junto à Várzea Pequena, e dois anos depois, em Julho de 1934, para a av. Cândido Madureira, onde hoje se situa o edifício da Misericórdia. Daqui, o quartel muda-se, a 3 de outubro de 1971, para as atuais instalações. O edifício está a precisar de obras de remodelação, que a Câmara já prometeu concretizar, mas que até agora não passaram do papel.
Estátua inaugurada há 32 anos
A estátua de homenagem aos bombeiros de Tomar, que atualmente se encontra na rotunda em frente ao quartel, foi inaugurada a 1 de outubro de 1982.
O local original era o jardim em frente ao quartel, mas em janeiro de 2007, a estátua foi transferida para a rotunda em frente na av. Norton de Matos.
A estátua resultou de uma subscrição pública, iniciativa do jornal "Cidade de Tomar" e de J. Gonçalves Venâncio. Obra do mestre Gustavo Teles de Faria, “a estátua representa um Bombeiro na atitude de entregar uma criança salva num sinistro, usando o mesmo, um uniforme de "luta" onde se inclui um capacete com viseira”, conforme explica o arq. Costa Rosa no livro “Tomar Perspetivas”.
Sem comentários:
Enviar um comentário