sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Colega elogia embaixador Pinto da França no dia em que faria 79 anos

Fernando Neves, embaixador reformado, publica hoje no jornal Público um texto de homenagem ao tomarense António Pinto da França, embaixador que nasceu há 79 anos e faleceu em junho de 2013.
“António Pinto da França, um especialista da vida” é o título do artigo de opinião no qual o autor tece rasgados elogios ao embaixador tomarense.
“António foi um grande embaixador, inigualável na seriedade que punha no exercício das suas funções, na lealdade ao dever de um diplomata, na alegria confiante com que representava uma Pátria pela qual tinha genuíno amor e orgulho, que cresciam à medida que, curioso e deslumbrado, a foi encontrando pelo mundo, nas suas deambulações profissionais e pessoais. (…) Tinha uma inteligência viva e aberta (…) Tinha uma cultura verdadeira, enraizada, digerida, interpretada por ele e não absorvida de terceiros, (…) Tinha um sagaz sentido de observação que conseguia exercer sem nunca se distanciar. (…) Mas o que mais marcava António Pinto da França era, a meu ver, o seu humanismo, a afectividade que colocava em tudo o que fazia e com que se relacionava com os que o rodeavam”. Estas são algumas frases extraídas do referido texto.

António Pinto da França, um especialista da vida

Sem comentários:

Enviar um comentário