Já foi publicado no dia 16 no Diário da República o “Projeto de Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento Tarifado de Duração Limitada do Município de Tomar”, documento que se encontra agora em fase de apreciação pública pelo prazo de 30 dias. Ou seja, os cidadãos podem neste período apresentar críticas ou sugestões em relação ao regulamento. É com apreensão e algumas críticas que comerciantes e moradores tomam conhecimento da intenção da Câmara de tarifar as principais ruas e parques da cidade.
A Câmara argumenta com “o crescente aumento de circulação automóvel dentro do perímetro urbano da cidade e a consequente procura de estacionamento, cujos espaços são limitados e inferiores à procura quer da população residente, quer de quem nos visita”. Por isso, na perspetiva da autarquia “urge criar regras de forma a estruturar o estacionamento e, simultaneamente aumentar a mobilidade e rotatividade dos referidos espaços existentes”.
Mas aqui ao lado, em Torres Novas, a aplicação de tarifas nas zonas de estacionamento gerou o descalabro no comércio. Numa reportagem publicada pelo Jornal Torrejano os vendedores dizem que “o negócio nesta zona (mercado municipal) tem caído a pique”. Também em Tomar o receio dos comerciantes é que os clientes optem pelas grandes superfícies comerciais onde têm estacionamento gratuito.
Torres Novas: comerciantes consideram que estacionamento pago nas ruas e preços do Parque Almonda estão a matar o negócio
O regulamento pode ser lido aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário