Feliciano Barreiras Duarte escreve no semanário Sol, edição de 5 de janeiro, referindo-se ao estado de conservação da janela do Capítulo no Convento de Cristo em Tomar.
Numa rubrica intitulada Conveniente / Inconveniente, o antigo secretário-geral do PSD é de opinião que a janela do Capítulo está a precisar de ser restaurada.
Que raio de noticia. Uma noticia sobre outra noticia. Coisas de jornalismo bacoco.
ResponderEliminarNa minha humilde opinião, está redondamente enganado/a. Não se trata de forma alguma de "jornalismo bacoco".Pelo contrário, é questão de assinalar algo algo bastante insólito e por isso muito significativo. Um político conhecido, ligado aos meios empresariais, resolve escrever que a Janela do capítulo precisa de restauro, na mesma altura em que a directora do Convento anunciou estar em curso a arrematação da empreitada para limpar a Janela e o restante coro manuelino.
EliminarEstas coincidências raramente acontecem por acaso. A operação de limpeza da janela é arriscadíssima e, do meu ponto de vista, supérflua. A Janela faz agora 504 anos. É portanto natural que ostente a patina do tempo. No caso líquenes que têm uma virtude: tapam os poros da pedra calcárea, evitando assim que as chuvas ácidas a penetrem e provoquem a sua acelerada degradação.
Logo, retirar esses musgos, por jacto de areia ou qualquer outro processo, é a meu ver pôr em risco a janela, desnecessariamente. Só para arranjar trabalho para empresas especializadas naquela área.
Tão especializadas que já em tempos degradaram irremediavelmente o portal dos Jerónimos e o da igreja da Atalaia.
Tem portanto todo o cabimento a notícia do Tomar na rede. Só inquisidores encapotados, com problemas de convivência, é que podem estar contra.
Este político foi o que fez uma "guerra" ao facto das SCUT serem isentas de portagem. Dizia disso ser um escândalo nacional, um despesismo socialista. Ganhou essa batalha mas... na zona das Caldas da Rainha continuou a haver troços gratuitos. Não o sabia versado em trabalhos de restauro de pedra.
ResponderEliminarPorque nao vai ver se a ponte 25 de abril está a ser reparada se calhar era mais imporante para a sociedade.
ResponderEliminarE você, porque não meteu este seu comentário num sítio que eu cá sei, em vez de o mandar para aqui?
EliminarQuem é que lhe disse que as reparações da ponte rebatizada 25 de Abril são mais importantes para a sociedade que a eventual limpeza da janela do capítulo?
Às duas e meia da manhã, você já está, ou ainda está, nesse estado?
Não tem vergonha?