Os proponentes referem que a instalação de contadores de água por sistema de telecontagem em alguns Municípios, “tem revelado grandes vantagens ao nível da poupança de água, ao mesmo tempo que permite ao Município ter um controlo mais rigoroso dos consumos e das perdas de água. Outra vantagem é a transmissão de leituras da água em tempo real”.
O texto da proposta explica que este sistema funciona através da instalação de um contador volumétrico de elevada exatidão de medição, dotado de um módulo emissor de rádio para leitura remota e processamento de uma série de informações, como volumes de água medidos, deteção de fugas nas redes prediais, bloqueio de contador, fluxo de retorno, entre outras. Os dados gerados pelo emissor de rádio são captados através de um sistema de recetor rádio móvel sendo posteriormente utilizados para faturação e gestão do parque de contadores.
Experiências noutros Municípios que instalam este tipo de contadores por telecontagem “resultam na obtenção de dados de elevada exatidão, têm um impacto relevante na diminuição de perdas, possibilitando ainda a rápida leitura dos contadores e a diminuição do erro humano no processo de faturação”, destacam os eleitos social-democratas.
Mais uma proposta de modernice / start up sem ganho real. Servirá para detetar contadores travados artificialmente, mas se há fugas nas condutas como é que este sistema de medição porta-a-porta pode resolver o problema? Que diminua erros de faturação, é possível. Mas o problema é esse ou são tubagens degradadas, ligações mal aplicadas ou roubo de água através de furos? As "experiências de outros municípios" traduzem-se em quê, concretamente? Quem paga e quem ganha com o venda desta modernidade? Mais uma proposta-foguete do PSD local para dar sinal de vida e justificar a sua existência.
ResponderEliminarPonham contadores destes e outros nas moradias do Flecheiro para o povo saber quanto eles pagam água e niguem se preocupa.
ResponderEliminar