terça-feira, 31 de julho de 2018

Veterinária meteu baixa antes de começar campanha contra a raiva

Confusão, protestos e falta de comunicação foi o que aconteceu durante a anunciada campanha de vacinação contra a raiva no concelho de Tomar que, afinal, acabou por não ser feita.

Os editais afixados nas sedes das juntas de freguesia anunciavam mais uma campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica nas freguesias a realizar de 18 a 23 de julho.
No entanto, na véspera do início da campanha, a veterinária municipal meteu baixa e ninguém informou as juntas de freguesia de que não havia vacinação dos cães. Resultado: muitos donos de animais esperavam no local, dia e hora marcados, de acordo com o edital (ver abaixo), mas da veterinária nem sinal.
Na freguesia de São Pedro de Tomar foi a própria presidente da junta que telefonou para a câmara no sentido de saber o que se passava e foi nessa altura que ficou a saber da baixa médica da veterinária não havendo qualquer aviso às juntas de freguesia nem à população.
Já em 2016 aconteceu um problema semelhante. Agora a câmara, em articulação com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, anuncia a campanha para setembro.

6 comentários:

  1. Era capaz de não ser má ideia verificar o fundamento da baixa da veterinária e depois submetê-la a uma junta médica de confirmação caso tenha alegado doença. Ou trata-se só de mais um caso de alergia ao trabalho, tão comum entre os funcionários municipais sobretudo nos escalões superiores?

    ResponderEliminar
  2. Uma vez que estamos perante um problema de saúde pública, deve-se 1) confirmar a doença da veterinária que abandonou o serviço em período crítico. 2) pedir explicações ao organismo responsável por não ter feito a substituição da veterinária. 3) lamentar a falta de respeito pelos cidadãos que não foram previamente informados do que se passava. 4) incriminar o organismo que exerce a tutela (autarquia?) se acontecer a transmissão do vírus.

    ResponderEliminar
  3. Isto pode ser uma situação crónica pois no concelho de Torres Novas já tem sucedido a mesma falta nos locais e horas marcadas o que demonstra falta de respeito pelas pessoas que estão com os seus cães e ninguém aparece e nem avisa.Chamada de atenção para os responsáveis.

    ResponderEliminar
  4. Pelo que me parece sempre que essa senhora tem de vergar a mola mete baixa... Ja vi pessoas irem a uma junta medica por menos.
    Não é só a nivel veterinário que a camara é escassa em comunicacao para quem lhes paga o salario (cidadãos).
    Se fosse para alguma mordomia da presidente ja se teria recorrido a outsoursing ou ajuste direto. Apesar não haver emergencia rabica, porque é que não se recorreu a um veterinário privado para respeitar o calendario e os proprios cidadãos.

    ResponderEliminar
  5. O povo é quem dá emprego a estes politicos. O povo é quem mais ordena! O povo tem poder se quiser unir-se e, simplesmente, exigir o cumprimento dos deveres dos servidores que elegeu. Os cargos não são herdados como a coroa na monarquia. Srs. Autárquicos sejam inteligentes, humildes e cumpram os vossos deveres no período que o povo vos deu essa oportunidade. Deixem de olhar para o vosso umbigo. São do povo e eleitos pelo povo. Nada mais.

    ResponderEliminar