A empreitada tem como preço base 828.225 euros e um prazo de execução de nove meses.
A avenida vai sofrer uma mudança significativa, visível sobretudo quanto à largura da estrada, menos lugares de estacionamento, criação de uma ciclovia e novas árvores.
A estrada passa a ter apenas 6,5 m de largura (3,2m para cada via). Os passeios são alargados para 2,95m e é criada uma ciclovia (piso em paralelos) com 1,9 m de largura.
Haverá menos lugares de estacionamento (paralelo e perpendicular à estrada). A av. D. Nuno Álvares Pereira passa de 178 passa para 162 lugares e se descontarmos as entradas de garagem restam 143 lugares. O projeto prevê renovação de infraestruturas e saneamento, bem como a substituição de todas as árvores.
Aquilo que é uma reivindicação de muitos automobilistas tomarenses, uma rotunda no cruzamento da Aral, e que chegou a ser objeto de uma petição pública, não está prevista no projeto.
A avenida vai ser promovida a maior viela da cidade. Vai ser o bom e o bonito com camiões e autocarros da rodoviária que ali circulam terem de "encolher os ombros" para passarem quando se depararem com carros parados em segunda fila por causa das lojas. Pior ainda porque os condutores desses carros são maioritariamente mecânicos à procura de peças, e que não são propriamente conhecidos pela boa educação cívica. Que me perdoem os profissionais desse ramo. Em todo o lado existe gente educada e menos educada.
ResponderEliminarDe salientar a "mestria" da obra da passagem desnivelada junto à rotunda de entrada sul da avenida que dá acesso à avenida da estação (não me lembro do nome), cujo responsável se esqueceu da cota do rio, e por isso os autocarros mais altos, bem como camiões de grande porte não podem utilizar por ser demasiado baixa.
Por fim, de salientar o projecto Polis previsto para toda aquela zona, que previa a saída dos ciganos do Flecheiro e consequente recuperação daquele espaço, que contemplaria zonas de estacionamento, não passou duma fraude eleitoralista.
Cá estaremos para ver a obra depois de concluída, mas, tendo em conta o historial das intervenções camarárias em Tomar, sinto-me embuído dum forte sentimento de cepticismo.
Uma obra com visão de futuro, isto é uma cidade de reformados (e a seguir despovoada) em que não são precisos lugares de estacionamento nem rotundas. A população ativa que ainda cá reside que vá a pé para a estação da CP ou que trate de se mudar para outras terras onde o investimento não é para embelezamento de ruas.
ResponderEliminarCompreendo que queiram dinheiro e que a requalificação permita introduzir parquímetros face a um investimento fortemente subsidiado por fundos europeus. Mas não são estas obras de fachada que vão inverter o ciclo negativo de Tomar. Não há uma restruturação na quantidade de empregados na câmara, não há interesse em diminuir a enorme factura da água e saneamentos, não há uma forte aposta em reduzir custos para pessoas que queiram viver aqui e/ou que novas empresas se estabeleçam nem tão pouco em montar uma estrutura/gabinete de captação e apoio ao investimento. Dir-me-ão que esta câmara tem feito um pouco melhor que o PSD, e isso é verdade. Mas só porque passámos de mau para medíocre não quer dizer que estamos a melhorar em termos absolutos. E a prova disso é que analisando diversos indicadores estatísticos estamos pior hoje do que há 5 anos e muito pior do que há 15. Infelizmente cada vez mais me convenço que estamos a seguir um rumo sem possibilidade de fazer marcha à ré.
ResponderEliminarDesculpe mas tanto quanto sei não estão previstos parquímetros na avenida.
EliminarBoa noite. Fui confirmar e efectivamente tem razão. Quer a Torres Pinheiro quer a Nuno Álvares Pereira não estão inseridas em zonas de estacionamento tarifado. Deveria ter confirmado a informação antes de a ter escrito. Peço desculpa. Não obstante, quer a realização destas obras, quer a requalificação da Várzea vai levar a uma considerável redução do número de lugares de estacionamento gratuitos, o que irá obrigar as pessoas que não têm outra alternativa a utilizar os lugares pagos.
Eliminarainda não. A seu tempo...
EliminarQue comece rapidamente a obra.
ResponderEliminarO concurso irá ficar deserto como o da varzea grande porque as empresas construtoras não confiam na seriedade da camara. Não se passará nada. Ficará tudo na mesma. Às vezes é melhor do que fazer asneiras. Alguém me pode explicar porque é que se prevê a construção de uma ciclovia em cada lado da avenida? Já viram isto em algum lado? Para onde continuam estas ciclovias?
ResponderEliminarA concretizar-se a libertação da zona do flecheiro porque não fazer as ciclovias ao longo do rio? Juntamente com zonas ajardinadas,esplanadas e equipamento para desportos não seria muito + agradável? Avenida com recuperação de imóveis,limpeza,implementação de comercio de qualidade com possibilidade de estacionamento acessivel e melhoria de condições a moradores, que estão há mto expostas a lixos e cheiros desagradáveis. Está mais que na altura de serem tratados como Tomarenses que são. Resta saber até onde irá a capacidade da resolução do problema do flecheiros. Será cumprido ou outra vez adiado?
ResponderEliminarConcordo. Mas isso é o que esteva previsto no projecto Polis tão publicitado pelo sr. Paulino Paiva. Se conseguir consultar a literatura que à época foi produzida e/ou o folheto desdobrável distribuído na altura, está lá tudo bem identificado. Mas tudo não passou de mentiras eleitoralistas. A acrescer a tudo isto, há um problema que, digam o que disserem, especulem à vontade, não me parece que alguma vez seja resolvido, pelo menos durante o meu tempo de vida: deslocalizar os ciganos! Mas todos!!!
EliminarÉ difícil por tão morosa decisão acreditar na credibilidade das pessoas responsaveis, mas sempre devemos ter esperança que apareça alguém que cumpra as promessas que assumiu! Isto é que sejam pessoas de caracter e não apenas políticos ansiosos por poder!?
EliminarAntes de realizar as mais valias na avenida penso que se devia pensar mais em resolver urgentemente o problema do Flecheiros e depois ou se fosse exequível ao mesmo tempo a melhoria da avenida. Caso contrario por mais que se faça na avenida o resultado será sempre insuficiente e dinheiro deitado a rua.
EliminarA competência de uma governação revela-se pela resolução de problemas difíceis como o do flecheiros e não por embelezamentos de fachada! Haja coragem!
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