No dia da inauguração, os convidados deslocaram-se a pé, das velhas instalações na av. Cândido Madureira para o novo edifício na av. D. Maria II |
Já nesta década a escola sofreu obras de ampliação e requalificação passando a entrada a processar-se pela rua prof. Andrade.
Um pouco de história
A Escola Secundária de Jácome Ratton é herdeira da Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton, fundada em 16 de Maio de 1884. O nome de Jácome Ratton ter-lhe-á sido atribuído em homenagem ao célebre empreendedor industrial. A Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton começou por funcionar com 36 alunos nocturnos e dois diurnos, na Casa Nova da rua da Capela, tendo sido, em 1887, transferida para o Palácio dos Valles, na rua Larga, hoje rua Marquês de Pombal.
Em 1915, passou a designar-se Escola de Carpintaria e Serralharia de Carruagens de Jácome Ratton. Após autorização para o funcionamento do Curso Elementar de Comércio, as aulas técnicas foram transferidas para o Palácio Alvim, na rua Dr. Sousa, permanecendo as oficinas no Palácio dos Valles.
Passou, em 1925, a funcionar em edifícios próprios na rua da Graça (av. Cândido Madureira), em terreno cedido pela Casa Manuel Mendes Godinho, com a designação de Escola Industrial e Comercial de Jácome Ratton.
Em 27 de Abril de 1958 foram inauguradas as instalações na Av. D. Maria II, tendo então passado a designar-se Escola Industrial e Comercial de Tomar. Assim se chamou até ao ano lectivo de 1979/80, altura em que voltou a estar ligada ao nome do seu primeiro patrono - Escola Secundária de Jácome Ratton.
A Escola foi requalificada recentemente, no âmbito da segunda fase da Parque Escolar, tendo atualmente capacidade para o funcionamento de mais de cinquenta turmas.
No ano letivo 2012/13 passou a ser sede do Agrupamento Templários.
Texto aqui
Fotos de antigos alunos da escola industrial e comercial de Tomar
No dia da inauguração |
As antigas instalações, atualmente ocupadas pelo IPT |
Gastaram-se milhoes de euros na remodelação e ampliação, para daqui a não muitos anos estar o numero de alunos reduzido a poucas centenas....
ResponderEliminarTal como a construção do centro escolar de Alviobeira é outro desperdicio de verbas, tendo o centro escolar de casais perto, com uma diminuição acentuada de alunos desde a sua abertura.
Com a reduzida natalidade entre outros factores, em poucos anos iremos ter muitos destes centros escolares às moscas.
Não será antes o centro escolar da Linhaceira?
EliminarDedvonheço o cenyro escolar de Alviobeira.Conheço o da Venda Nova e Areias
ResponderEliminar