sexta-feira, 9 de março de 2018

E no entanto os negócios mexem…

- Abriu uma nova agência de viagens em Tomar, a “8 Léguas - Viagens e Turismo”, exatamente no mesmo local onde funcionava a Listartour, na av. Torres Pinheiro. A nova empresa tem sede na Golegã.



- Aberto há mais de 50 anos, o café Tendinha em Tomar tem nova gerência desde 5 de março. O casal “D. Júlia e Sr. Armindo”, depois de 41 anos à frente do café, trespassou o estabelecimento a José Nunes Ubaldo, que explorava o café Apolo na av. D. Nuno Álvares Pereira.

- Abriu no dia 25 de fevereiro , no recanto entre a rua Infantaria 15 e a rua Joaquim Jacinto, centro histórico de Tomar, o café snack-bar Black & White.

- Ana Paula Andrade é a nova gerente da imobiliária Casas Angulares, com sede na Alameda Um de Março

- Foi criada no dia 28 de fevereiro a empresa Sandra Gomes, Unipessoal Lda, com sede na av. Combatentes da Grande Guerra em Tomar. Dedica-se à criação e comércio de animais de companhia, entre outras atividades.

- A loja de roupa Koker, em frente ao cine-teatro de Tomar, comemorou o seu 1° aniversário a 1 de março.

- O espaço Amor Lusitano, na av. Cândido Madureira em Tomar, comemorou no dia 1 de março o seu 3° aniversário.

- Também a cervejaria Noite e Sol, na Levada, festejou o seu 3° aniversário a 2 de março.

- A Pastelaria Templária, situada junto à estação da Rodoviária em Tomar, comemorou 25 anos no dia 1 de março.

- Vai abrir em breve um novo ginásio em Tomar. O Wake Up Gym vai funcionar na rua jornal A Emancipação, onde funcionava os móveis usados He-Roy, perto da praça de touros.

- No dia 2 de março, foi inaugurado o espaço Sabores de Porco Preto na rua Joaquim Jacinto (rua da Sinagoga), 26.

- Um café-cervejaria equipada e a funcionar junto à estação ferroviária de Tomar está para trespasse. O anúncio está publicado aqui.

- Susana Antunes Luís  é a nova gerente da empresa Kebab do Oriente, Produtos Alimentares, Lda com sede na Zona Industrial de Tomar

6 comentários:

  1. Creio que em Tomar os negócios mexem porque a cidade e o concelho estão numa situação comparável à descrita por alguns médicos mais realistas. Dizem eles que uma pessoa com saúde é afinal alguém que não sabe que está doente.
    Da mesma forma, esses empresários que vão arriscando, se soubessem qual é a situação real e quais as perspectivas de Tomar, decerto já teriam ido em busca de melhores ares. Digo eu...

    ResponderEliminar
  2. Caro António, não devemos criticar apenas por criticar.
    Todas estas pessoas, que arriscam diariamente por algo que acreditam, ainda que mais ou menos conscientes, devem ser incentivadas e felicitadas pela sua iniciativa.
    Eu prefiro rodear-me de pessoas que tentam e falham do que aquelas que só criticam e nada fazem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha cara desconhecida, ou meu caro desconhecido:
      Não seja simplista. Longe de mim a ideia de criticar por criticar, como bem sabe. No caso presente limitei-me a descrever o que me parece uma evidência. Gente informada tem múltiplas razões para não investir em Tomar
      Mas em abstrato concordo consigo. É preferível rodear-se de pessoas que ousam e falham do que com aquelas que criticam e nada fazem. Quanto mais não seja porque é mais confortável para a massa cinzenta. Dá menos trabalho cerebral, em suma.
      Quanto à expressão "só criticam e nada fazem", não me parece que se aplique a este caso. Por um lado porque quem critica já faz alguma coisa. Por outro lado porque, como decerto não ignora, criticar frontalmente, dar o peito às balas, não é tarefa fácil. Finalmente, que quer que eu faça agora, para além de escrever com algum ácido, após mais de 50 anos de várias actividades profissionais, de aprendiz de marceneiro a guarda do convento, combatente em Angola, passando por guia acompanhante, director de aldeia de férias nas Baleares, chefe de escala em Beirute e no Cairo, guia-intérprete, professor, co-organizador do festival de cinema para a infância e juventude, autor do processo de candidatura do Convento de Cristo a Património da humanidade, redactor do primeiro plano de exploração turística do Convento de Cristo e chefe da divisão de cultura na Câmara de Tomar? A idade já nem permite que possa ser funcionário público...

      Eliminar
  3. O António tem razão no que diz... Mas... se pensarem e agirem segundo a sua opinião aí sim a cidade morre de vez. Eu que já abri e fechei 3 espaços na cidade e sei como isto é, uma cidade que vive da sazonalidade ou dos que caem em graça, e que ja pensei em tentar sorte noutro lugar, continuo por cá e a tentar vingar em algum negócio. Fugir? Desistir? É portanto essa a sua sugestão para quem está a pensar fazer algo nesta cidade!!!

    ResponderEliminar
  4. E o António com um currículo fantástico como esse, certamente é uma pessoa conhecida e de prestígio. Porque não continuar a realizar algo em prol da cidade em vez de assistir à desgraça de camarote!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo aos comentadores de 04H55 e 05H05, que apesar de anónimos me parecem sérios e bem intencionados. Felicito o empreendedor pela coragem e perseverança que demonstra, aproveitando para esclarecer que é capaz de me ter lido mal. É que nunca incitei ninguém a fugir, a desistir. Pelo contrário, encorajo a contestação, dizendo e voltando a dizer que em Tomar nesta altura não há condições mínimas para o investimento.
      Quanto ao currículo fantástico, aquilo nem um resumo curricular chega a ser. Mas com 76 anos que quer que eu faça agora em prol da minha amada terra? Mantenho o blogue tomaradianteira-3 e já ofereci os meus préstimos, que pelos jeitos deixaram de ser úteis. O resto não depende de mim. Tanto mais que durante metade do ano estou aqui por Fortaleza, Ceará, Brasil, a sete horas de avião de Lisboa.
      Agradeço os reparos de ambos, esperando que continuem a comentar a actualidade nabantina.

      Eliminar