A Casa do Concelho de Tomar em Tomar encerrou o programa das comemorações do seu 75° aniversário com um almoço no refeitório do Convento de Cristo, no qual participaram 230 pessoas.
Carlos Galinha, presidente da Casa, enalteceu o trabalho em equipa de que resultaram as atividades desenvolvidas, desde exposições, espetáculos e concertos.
Destacou a “notável entreajuda” e apresentou agradecimentos à “vasta equipa” que colaborou num programa durante uma semana mas que demorou meses a ser preparado.
Foram entregues medalhas comemorativas das bodas de diamante aos 11 presidentes de junta de freguesia, entre outros galardoados.
Como habitualmente procedeu-se à entrega de diplomas e alfinetes aos sócios com 25, 50 e 75 anos de associados. Presentes no almoço os dois sócios mais antigos: Frederico Serra e Batista da Conceição.
Também o gerente do Templários Bar, João Oliveira, estabelecimento que funciona na Casa há 26 anos, foi galardoado com uma medalha.
O investigador Ernesto Jana apresentou de forma sucinta a história da agremiação regionalista destacando datas importantes e as várias sedes que teve desde a rua da Fé, passando por rua dos Correeiros, rua D. Antão Vaz de Almada, rua Castilho até à construção da sede própria na rua Flores do Lima inaugurada em 1 de junho de 1968 com uma área de 1300 m2 de construção.
A meio da refeição, a Thomar Honoris fez uma demonstração de lutas medievais com espadas.
Onde estão os jovens? É esta a grande questão do associativismo em Tomar, de velhos para velhos. Sem dúvida que a experiência é importante, mas as competências das novas gerações também, e é preciso promover esta cooperação geracional.
ResponderEliminarCaro Anónimo,
EliminarAgradeço que indique se esteve presente e qual a sua idade.
Eu estive!
Sérgio Teixeira da Silva, 39 anos
Caro Anónimo,
EliminarAgradeço que informe se estyeve presente e qual a sua idade.
Eu estive lá, com muito agrado!
Sérgio Teixeira da Silva, 39 anos
Haviam alguns jovens, mas o que é certo é que se reclama tanto da presença de jovens no associativismo, mas esses mesmos jovens não querem saber disso para nada, essa é que é a verdade. O próprio Presidente é um jovem.
ResponderEliminar