quinta-feira, 22 de março de 2018

Aluguer de espaços no Convento de Cristo tem novas regras e novos preços

Entra em vigor nesta quinta feira, dia 22, o novo Regulamento de Cedência de Espaços dos serviços dependentes e dos imóveis afetos à Direção-Geral do Património Cultural, onde se inclui o Convento de Cristo.

O despacho n.º 2884/2018, dos gabinetes dos Ministros das Finanças e da Cultura, foi publicado ontem no Diário da República. Um documento que surge na sequência de polémicas como as filmagens (com uma enorme fogueira) para o filme “O Homem que Matou D. Quixote” no Convento de Cristo ou os jantares no Panteão Nacional.
A partir de agora “todos os pedidos de cedência devem ser previamente analisados do ponto de vista jurídico, da segurança e da sua compatibilidade com o prestígio histórico, identitário e patrimonial dos espaços a ceder”. Compete ao diretor-geral da DGPC decidir, “após parecer fundamentado do serviço dependente, da oportunidade e interesse da cedência de espaços, bem como das condições a aplicar”.
O despacho refere que todas as atividades e eventos a desenvolver nos monumentos “devem obrigatoriamente respeitar o prestígio histórico e cultural do espaço cedido”.
Os monumentos não podem ser utilizados para fins de carácter político-partidário, ou inseridos em campanha eleitoral. Além disso, são rejeitados todos os pedidos “que colidam com a dignidade dos monumentos, museus e palácios ou que perturbem o acesso e circuito de visitantes, bem como as atividades planeadas ou já em curso”.
No Panteão Nacional, instalado na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, só podem ser autorizados eventos de natureza cultural, criteriosamente selecionados e enquadrados com a dignidade dos espaços. Neste ponto, pode surgir a dúvida se a gastronomia faz ou não parte da área cultural.

Alugar o refeitório do Convento de Cristo pode custar 3 mil euros

O despacho publicado no DR inclui a nova tabela de preços de aluguer de espaços nos monumentos.
No Convento de Cristo, alugar o refeitório dos frades para um jantar pode custar 3 mil euros. Se o evento for de âmbito cultural, o aluguer custa mil euros. Um simples cocktail fica-se pelos 1.500 euros só pelo aluguer do espaço.
A zona mais cara para alugar é a horta dos frades cujos valores vão de 7.500 a 8 mil euros.
O claustro principal pode ser alugado por valores que vão dos 4 mil aos 4.500 euros, dependendo do tipo de evento (ver tabela).
O espaço mais barato é a sala da hospedaria, cujos valores oscilam entre os 250 e os 500 euros.
Clique para aumentar
Novo regulamento

Nova tabela de preços



Sem comentários:

Enviar um comentário