segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

A câmara de Tomar, o português, os sacos e os cocós dos cães

A intenção destes autocolantes afixados nos contentores do lixo é louvável. A câmara de Tomar andou a espalhar estes autocolantes pela cidade apelando aos donos dos cães para que recolham os dejetos dos seus animais e os coloquem no lixo. Até aqui, tudo bem.

Sem pontuação, a mensagem, telegráfica, é explícita. Falha, no entanto, na acentuação quando coloca o acento agudo na penúltima sílaba da palavra “municípes”. É que a palavra “munícipes” (assim se escreve) é esdrúxula, tem acento tónico na antepenúltima sílaba.
A propósito do objetivo da mensagem, refira-se que há uns anos a câmara, no mandato de António Paiva, mandou colocar na cidade uns dispensadores de sacos para recolha de dejetos dos cães. Por vários motivos (vandalismo, furto dos sacos, etc), a ideia não resultou. Já são poucos os dispensadores que restam. A maior parte deles foram vandalizados e já não cumprem a sua função até porque há muitos anos que não têm sacos.
Por isso, das duas uma, ou a câmara manda retirar o que resta desses equipamentos ou coloca os respetivos sacos. Doutra forma, estes equipamentos não têm qualquer utilidade.
E depois, é preciso que os donos dos cães cumpram as suas obrigações de civismo e não façam como se vê no vídeo abaixo.
                                                                                                           JG







2 comentários:

  1. Tantos professores, tantos técnicos superiores, tantos assessores na Câmara e não sabem fazer a porcaria dum aviso. Irra que é demais

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual caro anonimo. Anuncios de cócó. Provavelmente feitos por bufos a quem a camara deu emprego. Por engano, supostamente!

    ResponderEliminar