quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Projeto da Várzea Grande em discussão pública

O projeto de requalificação da Várzea Grande, encomendado pela câmara de Tomar ao gabinete do arquiteto Lourenço Gomes, encontra-se em fase de discussão pública até 16 de janeiro. É a altura em que os cidadãos podem consultar o projeto e apresentar as suas críticas e sugestões. O respetivo aviso foi publicado no dia 21 no Diário da República e pode ser consultado aqui.

O estudo prévio prevê o fim do estacionamento na placa central da Várzea Grande, havendo apenas lugares à volta da Várzea, do tribunal e num terreno privado ao lado da rodoviária num total que se aproxima dos 350 lugares, número manifestamente insuficiente para as necessidades se tivermos em conta que, em determinados dias, a Várzea Grande acolhe atualmente mais de 500 automóveis.
O projeto inicial previa a criação de um parque para autocarros com posto de turismo e sanitários no terreno onde existia a messe dos oficiais mas esta intenção foi posta de parte, mudando-se para a parte sul da Várzea.
De resto, está prevista a criação de passeios e ciclovias nas laterais da Várzea e a construção de uma rotunda na zona onde está a estátua do soldado desconhecido.
O projeto pode ser consultado no Departamento de Obras Municipais, na Praça da República, n.º 4, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. As sugestões ou observações podem ser enviadas oito dias após a publicação do aviso no Diário da República (2017-12-21), para obrasmunicipais@cm-tomar.pt.

Edital da câmara

Nota: Não se compreende que estes projetos não possam ser consultados online. Estamos na era da internet, das novas tecnologias e da crescente desmaterialização de processos e, por isso, projetos com impacto no espaço público como é o caso, deveriam estar disponíveis na internet e não apenas em papel.

7 comentários:

  1. Qual é o problema, quem quiser consultar é porque tem interesse, então vá à autarquia.

    ResponderEliminar
  2. Mentecapto este anónimo das 17:26

    ResponderEliminar
  3. Tal como diz a nota inserida na noticia, concordo que o município deveria colocar on-line todos os projectos que tenham impacto publico como é o caso dos projectos da praceta raúl Lopes, várzea grande e Avª d. Nuno alvares....

    ResponderEliminar
  4. Vergonha....Não acertam uma. Palhavã bloqueou e ninguém se justifica. O poste electrico da Rua de Santa Iria (entrada do parque de estº) está sem iluminação à muitos meses. Os candeeiros do arco de Santa Iria há anos com os vidros partidos para turista fotografar. Que incompetência a destes responsáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Mas não há nada a fazer nesta cidade que uns dizem ser turística, mas que para mim não passa de templeira e cigana!!!

      Eliminar
  5. Não sei quem foi o arquitecto mas ha que convir que está 5 estrelas o que preicisamos para Tomar é que as coisas mudem para que possamos reber com dignidade quem chega e isso está estampado no projeto. A não ser queiram a vergonha que foi estes ultimos 40 anos de parque de poeira no verão e lamaçal no inverno há que mudar e pensar a frente. uma praça como a que está projetada espero eu que seja para ser feita como Tomarense está na hora de mudar esta praça como se pode ver será o nosso orgulho a não ser que o que está seja o orgulho dos Tomarenses. uma zona relvada nunca isto porque seria o sitio idela para casa de banhao de todos os que passeia os seus animais de estimação pela cidade como se pode verficar já basta o mouchao que carece de reulamento apertado e rápido. acho que chega se é que me entendem...

    ResponderEliminar