terça-feira, 29 de agosto de 2017

“Algas” no rio Nabão: a opinião de um biólogo

Nem todas as algas no rio Nabão são problemáticas, por isso nem todas deviam ser removidas. É esta a opinião do biólogo Nuno Curado.

Num texto publicado no facebook, o biólogo diz que esteve em Tomar com um amigo a observar a vegetação que cresce no rio na zona do açude real, entre o Mouchão e a zona desportiva.
“E nem tudo o que se vê ali é problemático. Assim à primeira vista contei quatro espécies aquáticas. Três das quais estão lá sobretudo porque o Nabão tem pouco caudal e a água está quase parada. As algas ("limo") verde, cujo aparecimento muito provavelmente se deve a um excesso de nutrientes na água (e desta estar parada), problema que já vem de montante. A Azolla, um feto aquático, espécie invasora - http://invasoras.pt/gallery/azolla-filiculoides/ - que apenas sobrevive em água parada. Mas também lá está uma planta aquática do género Potamogeton (não sei exactamente qual a espécie), facilmente identificável porque tem folha larga e se ergue um pouco acima da água. Esta espécie é nativa e típica de charcos e águas paradas. E, tendo em conta o caudal do rio, é um bom sinal ela lá estar: faz sombra na água reduzindo a sua temperatura e evaporação e serve de abrigo a uma série de espécies de animais (rãs, peixes, libelinhas). Portanto, é uma espécie a manter e a excluir dos inúmeros apelos à "limpeza" do rio. 
É importante perceber o que está no Rio, nem tudo são algas ou "limos", nem tudo é "para limpar".
Nuno Curado acrescenta que consegue entender que “o comum cidadão passe perto do rio e o ache uma vergonha”. Mas considera “triste porque mostra o quão desconectados estamos no mundo natural, e que só entendemos a natureza no meio urbano de modo artificial, com constantes intervenções”.
No dia 26 uma empresa contratada pela câmara de Tomar por ajuste direto iniciou os trabalhos de limpeza das “algas”na zona entre as piscinas e o açude do Flecheiro. Uma primeira crítica feita na reunião de câmara foi a de que as algas estavam a ser cortadas apenas pelo meio quando deveriam ser arrancadas pela raiz. Na opinião do biólogo Nuno Curado, algumas espécies de vegetação deveriam ser mantidas e não deveria ser cortado tudo a eito.


10 comentários:

  1. Primeiro não e a Autarquia que está a fazer o trabalho, segundo as pessoas não sejam venenosas porque a autarquia já explicou a situação.

    ResponderEliminar
  2. No dia em que for feito a eleição das "cheerleader's" socialistas destas autárquicas julgo que irá haver um empate técnico!!1

    ResponderEliminar
  3. Por favor qual situação explicada pela autarquia?Obrigado

    ResponderEliminar

  4. Apreceio acólitos! Os mais idiotas (com idias) até, daqueles que se vendem por um prato de lentilhas. São os melhores para o seu dono. Doces, fiáveis e afáveis. Sem coluna, vergam conforme o vento. E numa Lista chamada de Honra que até aqui há dias me chegou às mãos tresandam bafientos, insuflada que está de panegíricos a propósito. Que aparecem a fazer barulho mesmo que nada saibam mesmo sem ser chamados. E assim é que está bem, seja em Creta ou em Pompeia, quanto mais em Tomar.
    Quanto a algas, limos e mais poluição no Rio Nabão, foi preciso o desventurado começar a miar para à pressa, sem estudo, sem ponderação, sem análise, á boa maneira desta incompetente governação se avançar, gastar uns trocos gordos e mostrar que se faz que está a fazer, como diz o outro o que escreve que gosta de chuva, mal sabe ele que quem anda à chuva molha-se e às vezes a sério que se constipa, pneumoneia e até vai para o galheiro, ó se pode ir, não te cuides não!
    O técnico, bom falar é fácil, como costuma dizer o meu enorme e longânime amigo Doutor que agora por terras de Napoleão faz passear a sua carcaça e faz ele muito bem, mas dizia, o técnico, se calhar o melhor será a Câmara encomendar-lhe um estudo bem estudado, com Relatório, conclusões e medidas a tomar, precisas, mas se calhar conviria começar a estudar ainda acima do pântano charcoso que é agora o que nos bons tempos foi o belíssimo Açude De Pedra.
    E depois não digam quem foi amigo, não digam não.
    Até.

    ResponderEliminar
  5. Mas que grande comentário.Alguém consegue descodificar devidamente o que se acaba de ler?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não é para ser entendido pelo comum dos mortais, apenas por iluminados que julgam ter o dom da palavra e depois dá naquilo que em bom português se designa "uma grande salgalhada".

      Eliminar
  6. Mas o rio Nabão é só em na cidade de Tomar? A partir de São Lourenço, até à Materna, não é o rio Nabão? Ou eu tenho que tirar umas fotos, para colocar aqui para mostrar a altura que as árvores, e a quantidade delas que lá estão? De cima da ponte que vai para Castelo de Bode?É que nem se vê o rio? Tal não é o seu estado? Ou estão á espera que chova para depois ir tirar fotografias? E fazer reportagem a casa das pessoas com água até não sei onde? Porque só de pensar até dá medo. Dado o estado que o leito do rio esta. E não venham dizer que estou a exagerar! Vão ver com olhos de ver como aquilo está. Árvores que estão mais altas que a ponte e vêm de dentro do rio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão e o seu comentário é muito certeiro pois os responsáveis não se manifestam.

      Eliminar
    2. Sócia, és um bocado ótaria não? A vegetação ripícula é importante na filtragem da água (árvores inclusive). Se cortam as árvores que te incomodam porque estão altas (aí jasus que vergonha esta natureza) a água fica sabes como?? Verde!! Mas verde tipo nhanha nojenta (daquela que tu de certeza não gostas) isto porque o excesso de nutrientes que não são aproveitados pelas plantas, aproveitam-nos as algas. A sério pessoal percam 5 minutos a pesquisar no google antes de vir para aqui deitar diarreia pela boca.

      Eliminar
  7. Quando eu nasci o Rio Nabão já existia imponente e sereno, é assim que eu o vejo! Já agora pergunto eu! Alguém sabe de quem é a tutela (responsabilidade do rio)? É que eu na minha completa ignorância tenho duvidas relativamente à responsabilidade total da Autarquia, por isso mesmo peço a ajuda de alguém realmente esclarecido neste tema que a todos interessa, e nunca se esqueçam o Nabão deveria servir para unir os Tomarenses com orgulho num dos seus bens mais preciosos.
    No dia em que a uma qualquer sexta feira eu veja um cordão humano repleto de Tomarenses a tentar impedir a projecção de plásticos e outros resíduos para o Nosso Rio, aí sim eu acredito que os Tomarenses estão definitivamente a zelar pelo seu Património e pela fauna do Rio Nabão independentemente das cores politicas.

    ResponderEliminar