quinta-feira, 11 de maio de 2017

Opinião: Duas notícias, dois comentários

Opinião

Foto de Arlindo Homem

A propósito da notícia desta semana acerca da polémica pintura feita pelo ‘artista’ dos “Velhos do Restelo”, acho no mínimo surpreendente a resposta da senhora presidente da Câmara de Tomar, segundo a qual nada teve a ver com o que foi feito, alegando que “é trabalho conjunto entre doze municípios” sendo as pinturas escolha do artista. Surpreendente, na minha modesta opinião, também que não tenha sido perguntado, na sessão da Câmara, como tal é possível. E se o artista se lembrasse de pintar outra coisa qualquer?

E quanto às hortas comunitárias, é assunto que se arrasta há vários anos. Nos registos que guardo no meu baú de recordações, como apontamentos de minha autoria publicadas nos jornais e na rádio, outros a partir de relatos ou declarações de entidades públicas, acho oportuno recuar a fevereiro de 2011 para lembrar que os representantes do Partido Socialista na Câmara de Tomar propuseram “o levantamento, em articulação com as Juntas de Freguesia, dos espaços públicos existentes no concelho, particularmente os urbanos ou na periferia com características de possível utilização como Hortas Comunitárias” e “a criação de um regulamento que defina as normas de utilização desses espaços”.
Depois, em fevereiro de 2012, o influente blogue Tomaradianteira, do Prof. António Rebelo, dava conta da vontade de Carlos Carrão, então presidente da Câmara, “do seu interesse em vir a facultar pequenas hortas comunitárias aos munícipes, para que nelas possam praticar agricultura biológica, tanto para consumo próprio como para venda”.
Um mês depois (março de 2012), Luís Ferreira e José Vitorino, vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal, defenderam a “criação de um parque agrícola acessível à população, destinado à instalação de hortas comunitárias e pedagógicas”.
No ano seguinte (fevereiro de 2013), Anabela Freitas, então candidata à presidência da Câmara Municipal de Tomar, em artigo publicado no semanário “O Templário”, se não estou em erro, volta ao assunto, como uma das promessas do seu programa, sugerindo para tal “o uso do Horto Municipal em Marmelais”.
E pouco depois de tomar posse, a presidente da Câmara retoma o tema, mas Bruno Graça afirmou em 2016 que ainda não foi possível avançar no processo da abertura das candidaturas para as Hortas Comunitárias, alegando falta de verbas”.
Resumidamente, é assim que parece continuar o processo das tão faladas hortas comunitárias em Tomar. Uma coisa é prometer, outra é fazer...
                                                             Um leitor atento

3 comentários:

  1. Artista, de quê? O dito mural está horrível com cores muito deprimentes e faz lembrar um cartaz publicitário e não um determinado estilo de arte. O dito artista e a edil alguma vez ouviram falar de Diego Rivera??? Duvido. Deixem de ser campónios e assumam de vez a cultura milenar da cidade! Arre porra!

    ResponderEliminar
  2. Em 2009 já se falava em Hortas comunitárias em Tomar,terreno cedido por um particular.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que vejo reportado então o PSD ou CDS nem aparecem nestas hortas será que calaram e nada disseram, ou é isto é mais um incendio como outros tantos 10 anos de camara onde estão as hortas nem uma palavra, não o compreendo assuma o seu descredito

    ResponderEliminar