sexta-feira, 26 de maio de 2017

Abaixo assinado contra o abate das olaias na rua dos Arcos

Foto publicada por Amor Lusitano - A Portuguese House no facebook
Comerciantes e moradores da rua dos Arcos em Tomar lançaram um abaixo-assinado dirigido ao vereador Bruno Graça, da CDU, contra o anunciado corte das árvores (olaias) nesta rua.

Como forma de protesto, os promotores decidiram enfeitar as árvores e apelam a que todos se juntem ao movimento.
Segundo o texto do abaixo-assinado, comerciantes e moradores lamentam que a eventual decisão de abate seja tomada sem participação dos cidadãos, criticam a falta de manutenção e tratamento das árvores e manifestam-se contra o abate indiscriminado de árvores saudáveis.
Quem pretender participar no abaixo-assinado pode dirigir-se ao estabelecimento Amor Lusitano.



Rua dos Arcos - Foto de Helena Prista Ferrari
Nota:
Já depois de publicada esta notícia, a câmara de Tomar enviou o seguinte esclarecimento:
"Na sequência da discussão levantada por uma notícia sobre este assunto, o Município de Tomar esclarece o seguinte:
Na reunião de Câmara desta semana, na sequência de uma intervenção do vereador João Tenreiro acerca da queda de um ramo de árvore na Rua dos Arcos, referiu o vereador Bruno Graça que existe uma informação dos então Serviços de Parques e Jardins datada de 19 de março de 2008 alertando para o “avançado estado de deterioração de (…) cerca de 70%” das olaias daquela rua, e que essa informação propunha a substituição das árvores disso necessitadas por outras da mesma espécie, “salvaguardando sempre [as] que se encontrem em condições fitossanitárias aceitáveis”.
A informação em causa, acompanhada de uma proposta para elaboração do caderno de encargos, explicitava que seriam operações “demoradas, provocam contratempos (…) no trânsito (…) e comportam gastos consideráveis”, sugerindo que seria interessante conjugá-las com intervenções a nível da iluminação e das infra-estruturas daquela rua.
Nunca foi afirmado que esta proposta iria ser executada, além de que a complexidade da mesma e a falta de recursos humanos para a executar por administração direta inviabilizariam a sua execução neste mandato."


3 comentários:

  1. E para ter mais eco ainda, que tal o Tomar na Rede fazer um abaixo assinado online aqui mesmo, e garantidamente que iria ter mais gente a assinar o mesmo, porque o responsável politico do abatimento destas árvores, de certeza que desconhece o termo "poda". Façam o abaixo assinado online e depois entreguem o mesmo á Câmara.

    ResponderEliminar
  2. Esta gente está toda maluca, aonde é que estas árvores estão saudáveis, durante anos e anos não foram tratadas, agora querem o quê? O vereador Bruno Graça explicou bem a situação.

    ResponderEliminar
  3. Afinal as arvores podem cair em cima dos carros ou não? Sempre me lembra destas arvores se calhar estão velhas tudo envelhece nada é eterno, se cair pedem responsabilidade a câmara.Já agora porque não suspender as próximas eleições autarticas sempre se poupava algum dinheiro dos cofres do estado e dias sem trabalho na entidade patronal ao abrigo da lei dos candidatos autarticos,já que a população é que quer dicidir os destinos do concelho.Tudo o que os autarticas eleitos pelos eleitores de Tomar faz é motivo de petição publica,por isso Tomar tem um crescimento superior as cidades limítrofes.

    ResponderEliminar