segunda-feira, 10 de abril de 2017

Várzea Grande: projeto prevê estacionamento em terreno privado

O jornal O Templário publica esta semana os desenhos e partes da memória descritiva do estudo prévio de requalificação da Várzea Grande aprovado na reunião de câmara de Tomar no dia 27 de março.

Em duas páginas são apresentados os principais aspetos do projeto com destaque para o estacionamento. O estudo prevê lugares à volta da Várzea e do tribunal e num terreno privado ao lado da rodoviária num total que se aproxima dos 350 lugares, número manifestamente insuficiente para as necessidades. O jornal acrescenta que, em determinados dias, a Várzea Grande acolhe atualmente mais de 500 automóveis.
Entre as principais alterações está o fim do estacionamento na placa central, a criação de um parque para autocarros com posto de turismo e sanitários no terreno onde existia a messe dos oficiais, a criação de passeios e ciclovias nas laterais da Várzea e a construção de uma rotunda na zona onde está a estátua do soldado desconhecido.

Nota: “Tomar na Rede” solicitou aos serviços da presidência da câmara de Tomar o envio do estudo prévio (desenhos e memória descritiva) da requalificação da Várzea Grande aprovado na reunião de câmara do dia 27 de março. Como é hábito, a câmara de Tomar limitou-se a confirmar a receção do email e não enviou os documentos solicitados.

12 comentários:

  1. Pelo menos há coragem de tentar fazer alguma coisa e deixar o espaço com utilização pública. Na situação em que se encontra nem para estacionamento serve, a não ser que ou não tenham amor pelos carros. Valetas enormes, poças água, e acredito que grandes custos anuais com reparação da superfície. Ficar como está também não acho que seja solução.

    ResponderEliminar
  2. Entre metecos e marchantes

    É muito difícil em meia dúzia de palavras escrever e dizer o muito que o tema, por estruturante, fracturante mesmo, oferece para a cidade seus residentes e visitantes.
    Porque parece que há dinheiro fácil, será que se torna imperioso inventar obra rápida, ´politica´, e que pareça que parece bem!
    (Infelizmente de obra daquela está o concelho rasgado – embora seja obra que por estar enterrada, e supostamente devesse transportar esgoto que cheira mal, não se vê!)
    A Várzea Grande é o principal hall de entrada da cidade, local de desemboque daqueles que de comboio, de camioneta, a pé, ou até de carro, normalmente arribam a Tomar.
    Talvez por isso merecesse um tratamento digno e à dimensão da sua importância, com uma prévia discussão de projectos e conceitos, com a realização de um Concurso de Ideias, com uma pré-qualificação e com prémios simbólicos para os seus Autores!
    O Projecto Ganhador seria o Eleito, aquele que, democraticamente escolhido e estudado, analisado e apurado transformaria aquele que a seguir à Praça do Palácio de D. Manuel, será o Espaço mais simbólico, o mais importante…., o último na cidade onde poderia nascer uma Praça com dimensão e imagem à escala que Tomar merece!
    É assim aquele que, TODOS, temos obrigação de não deixar estragar e não deixar fazer ali o que meia dúzia, à pressa, e só numa perspectiva financeira (gastar o dinheiro barato que vem da Europa) e num formato cor-de-rosa (de revista) pretendem levar por diante. NÃO!
    A Várzea Grande é Património de uma Urbe.
    A Várzea Grande merece ser estudada, considerada e tratada à escala da sua dimensão.
    A Várzea Grande merece ser transformada na Grande e Moderna Praça, que Tomar, os tomarenses e mais todos quantos Tomar visitam, merecem (com um Programa:
    Sólido – que de valências várias possa ser; Estruturante – que condense e contemple as variáveis diferentes que ali se cruzam (históricas, culturais, sociais); Variado – porque ali pode materializar-se do muito que ainda falta, desde Equipamentos de utilização Municipal e seus Serviços a Equipamentos de uso público; Moderno – que, obra feita, dignifique, honre e prestigie todos quantos a pensaram, projectaram e executaram…).
    NÃO a uma simplista e geométrica arrumação de espaços com uma sementeira de árvores a acompanhar, e em que, o carro-veículo ou veículo-carro, parece ser o motivo e actor único e estimulador de todo o esboço.
    Antes, SIM a um estudo e obra com alma que honrem o génio dos Tomarenses.
    Que dignifique os antepassados, entusiasme os presentes e honre os vindouros – a quem vai ser legada a herança…


    Francisco do Convento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto a Várzea Grande é o hall de entrada da cidade, assim como a entrada da cidade pela nacional 110, lado sul. É uma autêntica vergonha aquele cenário para quem entra na cidade por aquele lado.

      Se forem em frente com o projecto da Várzea Grande, tem o meu apoio, é uma valorização para a nossa cidade.

      Eliminar
  3. As pessoas não se preocupem se é ou não em terreno privado, os responsáveis camarários não andam a dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que ideia. Antes dormissem, porque acordados só fazem *****

      Eliminar
  4. O único "problema" desta "notícia" é o estacionamento ser feito "em terreno privado" - tudo o resto é secundário...

    ResponderEliminar
  5. È possivel construir em terreno privado sem autorização do proprietário?Será que vale tudo?São passados muitos anos a ouvir que ali é propriedade privada e assim sendo Já não se respeita o dono?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espaço até podia ter sido privado, mas quem não sabe que um espaço utilizado por todos quantos querem, há longas décadas deixa de o ser!
      Que venham os arranjos propostos que a cidade bem o merece!
      A Várzea Grande há muitos anos que devia estar embelezada, mas infelizmente esta cidade tem um passado triste, por partes dos executivos camarários dos últimos anos. Apenas fizeram na maioria dos casos a descaracterização da nossa cidade...

      Eliminar
    2. Certamente existe um acordo com o proprietário, ou a câmara compra ou aluga, ou então, nada feito. Acho que ali ficava melhor habitação, mas pronto.

      Eliminar
  6. Todos acham bem.... Até ser mais um parque pago e às moscas...

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Se paga o IMI então estamos perante um abuso imenso,mas no nosso país tudo é possível.Não podemos estar no sistema (vale tudo)

      Eliminar