quarta-feira, 1 de março de 2017

A Câmara Municipal de Tomar e a Igreja

Opinião

O dia 1 de março é feriado concelhio em Tomar. É o dia de Tomar!
A Câmara Municipal desdobrou-se em iniciativas para celebrar este dia condignamente. Essas celebrações envolveram ocasiões formais como seja o hastear das bandeiras e a deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais na Praça da República ou a sessão solene da Assembleia Municipal no Cineteatro Paraíso.

Este ano também fizeram parte do programa a inauguração de duas exposições, uma tarde infantil e o lançamento da 2.ª edição da carta de vinhos de Tomar.
A Câmara Municipal convidou toda a população a participar!
Como tem sido hábito desta gestão autárquica, mais uma vez a Igreja fica de fora. Não há convite da edilidade para que os párocos deste concelho participem nas cerimónias oficiais.
Dirão os responsáveis que governam o município que o protocolo a isso não os obriga. É verdade que o protocolo de Estado aprovado pela Lei 40/2006, de 25 de agosto remete a presença das autoridades religiosas em cerimónias oficiais apenas para quando convidadas. Assim sendo, do ponto de vista da interpretação literal do artigo 38.º da citada lei, as autoridades religiosas em Tomar só participarão nas cerimónias oficias promovidas pelo município se convidadas pela autarquia. No entanto, reparemos bem naquilo que nos diz a Lei do Protocolo de Estado: “As autoridades religiosas, quando convidadas para cerimónias oficiais, recebem o tratamento adequado à dignidade e representatividade das funções que exercem, ordenando-se conforme a respetiva implantação na sociedade portuguesa.”
Será pois lícito inferir que a exclusão das autoridades religiosas do concelho das cerimónias do Dia de Tomar, sendo uma prorrogativa da presidente da câmara, tem uma leitura política ao nível da implantação, dignidade e representatividade que a autarca atribui à Igreja na sociedade tomarense. Isto tanto mais é assim quando sabemos que a Câmara municipal, desde sempre, convidou as autoridades religiosas para a participar no seu Dia de Tomar.
O próprio Estado Português, no preâmbulo da nova Concordata reconhece “…as profundas relações históricas entre a Igreja Católica e Portugal e tendo em vista as mútuas responsabilidades que os vinculam, no âmbito da liberdade religiosa, ao serviço em prol do bem comum e ao empenho na construção de uma sociedade que promova a dignidade da pessoa humana, a justiça e a paz…”. Mas em Tomar, por razões que a razão desconhece, é mais fácil encontrar quem nos governa numa sinagoga do que a vinte metros da porta duma igreja…
Já levar o pendão do Espírito Santo, Corredoura acima durante a Festa dos Tabuleiros, é outra coisa.
Numa coisa julgo estar de acordo com esta autarca com aversão ao divino:
Em Tomar a justiça será a dos Homens!
                                                             José da Silva

23 comentários:

  1. Anabela Freitas tem 2 grandes defeitos: é mulher e não é crente. Deveria fazer como alguns e submeter-se à doutrina dominante, fingindo que acredita. Quanto ao pendão do Espírito Santo, o que diriam se ela não o levasse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao ser crente é defeito!!?? Onde vai esta gente buscar tal ideia!???Como tudo na vida, tudo o que nasce, morre!! Essa teoria da vida para alem da morte, nao passam disso mesmo, teorias!!
      E outra coisa, ninguém é obrigado a acreditar seja lá no que for, pelo menos em termos de religião, para se ser Presidente duma Câmara. Vivendo em democracia como supostamente vivemos cada um é livre de acreditar naquilo que bem entender....

      Eliminar
    2. Esta presidente é uma saloia sem princípios que chegou a presidente por um acaso que não voltará a repetir-se. Venham as eleições de Outubro e deixemos que o Povo se pronuncie !

      Eliminar
    3. Acho que o Anónimo das 11:05 não percebeu a ironia - obviamente que estes 2 "defeitos" só o são para a demonizar por parte de uma oposição extremamente conservadora e ressabiada que muito grassa por este concelho de Tomar.

      Eliminar
  2. Desde que chegou ao poder que só escorraçou a igreja e os cristãos incluídos. Já se o povo fosse outro, nunca teria autorizado que a Presidente tivesse substituído as missas da Festa dos Tabuleiros por umas mesas de café.
    Mas a demonstração da arrogância e acima de tudo, da Burrice, é que a Presidente usa as frases e as vestes Templárias sem saber que a grande missão deles era proteger os peregrinos que iam a Jerusalém, ou seja, cristãos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha mesmo que ela não sabe quem foram os Templários? Provavelmente ela sabe mais sobre este assunto que a maior parte dos tomarenses. Há que distinguir entre história, tradição e cultura cristã e crença.

      Eliminar
    2. Ui! Por esta resposta, tocou-se mesmo na ferida. Então a Senhora Dona, num discursos até lê em latim como se percebesse o que estava a dizer e na realidade, estava a dirigir-se a DEUS! Notou-se claramente que percebe da "Terra Templária"...! A sorte dela é que se estes jornalistas fossem como os nacionais ou americanos... ela andava a saltar todos os dias com as bombinhas que lhe iam atirando aos pés!

      Eliminar
  3. temos oposição...!!!!

    ResponderEliminar
  4. A oposição que existe à Dra. Anabela Freiras é muito fraquinha que nem se dá conta.

    ResponderEliminar
  5. Papa Francisco diz: Vale mais não ser crente que sê-lo por fingimento!

    ResponderEliminar
  6. Esta terra gosta de faz de conta e apesar das raízes seculares de multiculturalismo esteve muitos anos sob o jugo duma igreja que gosta de vassalagem. Mas a maioria do povo já mostrou que não bastam comícios aos domingos para se levar em cantigas.
    Já agora, a festa dos tabuleiros é do povo e quem representa o povo é a câmara seja quem for que lá esteja, não o padre. Até porque há padres e padres.

    ResponderEliminar
  7. A Igreja é uma instituição fundamental na História de Tomar. Os seus representantes deviam ser convidados. A Câmara, por outro lado devia ajudar na manutenção das Igrejas monumentais.Porque isso é bom para a cidade. E pouco interessamais as crenças dos elementos do executivo camarário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Câmara ajudar na manutenção das igrejas!?
      Mas não é a Igreja uma das instituições mais ricas do mundo!?
      Vivem à grande e à conta das dádivas dos crentes, e ainda querem que os contribuintes através dos seus impostos também contribuam, GRANDE LATA!!!

      Eliminar
  8. Bem escrito, o texto; parece, até, por pena diaconal!
    Parabéns!
    Mas, e há sempre um mas, imagine-se o que não seriam todas as confissões, seitas e corjas, religiosas ou outras, virem reivindicar o seu convite, uno e intransmissível, às festas mais ou menos solenes, mais ou menos expostas, do Município! Seria um jamais de reivindicações, um fartar vilanagem!...
    Eu, católico, apostólico, romano, acho, se calhar mal mas acho, que o convite feito ao povo de Tomar é, ao povo de Tomar – todo, todo o povo – e se alguma das referidas confissões, seitas, ou corjas ali não se sente incluída, paciência, problema dela!
    Repito, clericalmente bem escrita, a reivindicação e protesto (para não lhe chamar outra coisa muito, muito feia, que levava à censura óbvia) a quem dirige os destinos do Conselho peca por vários e mortais… pecados!
    Confesse-se quem a compôs, porque nas boas graças do seu Senhor não estará ou, estará; conforme!
    Eleições sim, mutilações não!


    Judas Serrote

    ResponderEliminar
  9. Mas houve algum pedido da igreja para ajuda às obras? O que corre é que nunca foi feito qualquer pedido. E realmente a igreja católica é a instituição mais rica do país, não esquencendo os milhões que vão para o vaticano livres de impostos.

    ResponderEliminar
  10. Desde que descobriu as brasileiras o outro anda patarouco de todo

    ResponderEliminar
  11. Os turistas vêm a Tomar porquê? graças aos monumentos religiosos! Agora tirem o castelo, o convento e as igrejas e imaginem o que era Tomar e quantos turistas receberia. Mas as pessoas não vêm que a história de Tomar é religiosa, principalmente cristã?! E é preciso respeitá-la! Tanto os seus monumentos, como as suas gentes. Não venham defender o egoísmo de uma mulher e a arrogância do seu vice.

    ResponderEliminar
  12. Se ela dá tanta graxa aos ciganos que até lhes dá casas, porque é que não convida o padre? Deve ter alguma veia cigana!

    ResponderEliminar
  13. É realmente muito triste. Vivemos tempos em que há ataques terroristas e mortes por causa da religião, em que o Papa se reúne com líderes de outras religiões no intuito de demonstrar RESPEITO e proclamar a PAZ e vem a Presidente desta câmara e faz uma guerra à igreja, virando-lhe as costas, tentando humilha-la e conseguindo dividir um povo com os "a favor" e os "contra", quando um líder, um verdadeiro líder deve UNIR e não fazer o contrário. É realmente muito triste a pessoa que tem governado a nossa cidade nestes 3 anos.

    ResponderEliminar
  14. Triste são vocês cristaozinhos acham que o mundo acaba na história do menino Jesus, como é possível ser-se tão ignorante??? Vivemos num estado laico, não critiquem os muçulmanos quando fazem o mesmo, simplesmente com outra escala! Mas por que razão devem convidar ou considerar um padre que se assume e faz missas em nome do PSD está gravado, é possível encontrar no you tub creio, que não tem comportamentos não deve ser considerado assim como toda esta história do Gaio queixa-se de que? Basta ler esta mensagem! Já agora deixo aqui uma resposta interessante http://tomaradianteira3.blogspot.pt/2017/03/como-e-possivel-semelhante-enxovalho.html?m=1
    Sabemos o estilo trauliteiro deste PSD que acabou por afastar muita gente caso de António Jorge que não se revê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então, vá ler também a crónica de hoje, do tomaradianteira, para vermos quem é trauliteiro...

      Eliminar
  15. Está o professor rebelo preocupado com este texto? que dirá então de uma presidente que numa cerimónia oficial usa uma linguagem baixinha a dizer que em tomar qualquer cão se senta atrás de um teclado??????? isto é maneira de falar e em público??????? quem é o cão????' os que escrevem durante a hora de serviço a falar dela e a defender a senhora??'' ahahahahahah

    ResponderEliminar
  16. cristãozinhos...instituição mais rica.... Haja respeito! Felizmente há no PS pessoas de mais bom senso que estes comentadores, que têm respeito pelas pessoas. Já o Rebelo... ele sabe tudo e por isso nem vale a pena argumentar com ele!

    ResponderEliminar