segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A árvore mais alta de Tomar

Esta Araucária (Araucaria heterophylla), tem cerca de 200 anos e está plantada na horta dos frades do Convento de Cristo. Com 36 metros de altura, é a árvore mais alta de Tomar.

Segundo o especialista Nuno Marta esta espécie de conífera terá germinado a partir de uma semente da Araucaria heterophylla mais antiga do país, que tem o seu habitat no Parque do Monteiro-Mor (Jardim do Museu do Traje), no Lumiar em Lisboa. Essa araucária mais antiga de Portugal foi plantada por Jácome Ratton, no final do séc. XVIII, sendo a primeira exemplar da espécie referida, a ser plantada ao ar livre na Europa.
Dado o interesse particular pela espécie que vive no Convento de Cristo e uma vez confirmada a presença de agentes patológicos, no ano de 2006 foi alvo de intervenção, tendo sido realizadas podas de limpeza e poda cirúrgica bem como tratamentos fitossanitários, nutrição do solo, como proteção do sistema radicular, foi delimitada uma área circundante de segurança e foi implementado um esquema de práticas de arboricultura urbana, através de inspeções periódicas.
Sobre as árvores maiores e mais antigas existentes no concelho de Tomar foi lançado em 2012 o livro “indivíduos Notáveis”, de Nuno Marta.
A edição deste livro foi o culminar de um projeto desenvolvido entre abril de 2008 e maio de 2012 que teve como finalidade o registo, identificação e classificação de árvores notáveis do concelho.

3 comentários:

  1. Mais uma oportunidade de divulgação turística em Tomar.

    ResponderEliminar
  2. gostava de saber se é mais alta que a palmeira que existe em Carvalhos de Figueiredo, junto ao café Palmeira.Ou em que lugar se encontra essa palmeira (que altura?), ou se Carvalhos de Figueiredo não é Tomar.

    ResponderEliminar
  3. O título "A árvore mais alta de Tomar" é da autoria do Blog "Tomar na Rede". O autor Nuno Marta refere a araucária do Convento de Cristo como um indivíduo notável, entre as demais árvores notáveis que apresenta no seu livro sobre árvores excepcionais, referindo as suas medidas no que toca à altura, diâmetro da copa e PAP (Perímetro a Altura do Peito). Sobre a comparação desta árvore em altura com a tal palmeira de Carvalhos de Figueiredo, carece-se de medição da segunda.

    ResponderEliminar