domingo, 20 de novembro de 2016

“Oh pa, tu és deputado municipal”

Quem assistiu à última reunião da assembleia municipal de Tomar poderia pensar que, por vezes, estava a assistir a uma conversa de café. Desde a presidente da câmara a dizer insistentemente “oh pa”, ao deputado municipal Brito Costa (PSD) a tratar por tu o deputado Hugo Costa (PS), assistimos a estas e outras situações que não dignificam o órgão, nem os eleitos que a ele pertencem.
Tratando-se do mais importante órgão de poder local, sendo uma reunião pública, com a presença de público, jornalistas, autarcas e técnicos, e com transmissão através da internet no próprio site da câmara, não seriam previsíveis intervenções do género: “oh Hugo, tu vê lá isso…”, “oh pa, temos o problema…”
Infelizmente esta terminologia não é exclusiva de alguns eleitos da assembleia municipal. Também na câmara é sobretudo o vereador Pedro Marques que, durante as reuniões, insiste em tratar por tu alguns dos seus colegas de vereação.
Também não se defende o extremo oposto, como fazia o vereador João Tenreiro (PSD) no início do mandato que tratava por “vossa excelência” a presidente da câmara.
Escrevemos estas linhas sem a pretensão de educar seja quem for, até porque a maioria dos eleitos, seja na câmara seja na assembleia, têm noção e sabem tratar de forma adequada os seus colegas.
Sem querer dar lições de etiqueta e boas maneiras (Paula Bobone tem vários livros publicados sobre o tema), os eleitos não se podem esquecer que não estão no café e que há um certo formalismo a que as reuniões têm de obedecer.
                                                   JG

8 comentários:

  1. Essa Anabela Freitas não passa de uma labrega que não sabe estar nem falar, já a ouvi falar com outros "vips" como são conhecidos nos eventos da cidade e notei logo que ela não tem maneiras nenhumas.

    ResponderEliminar
  2. A Camara que financie um curso intensivo de boas maneiras a esses autarcas que não têm educação nem sabem ocupar o seu lugar com a dignidade que se exige

    ResponderEliminar
  3. Caro José Gaio,
    o Regime Jurídico das Autarquias Locais, regulado pela Lei 75/2013 de 12 de Setembro, aos "deputados municipais" designa-os de membros da AM.
    Deputados, apenas os eleitos para a Assembleia da República!

    ResponderEliminar
  4. Os primeiros dois anónimos, estão inquietos! cheios de ansiedade...Má língua não adianta, o povo sabe quem é competente, quem sabe falar, quem faz obra, quem é sério...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sabe. E é precisamente por isso que vais ser corrido a pontapé já em 2017, tachista de meia tigela.

      #SigamOFerreira #TodosParaANazaré

      Eliminar
  5. Tanto uns como os outros são excrementos do mesmo conluio saloio e bacoco do concelho cheio de bufos que sobem para as "empresas publicas asilo" a lamber botas.

    ResponderEliminar
  6. Não sei a quem possa atingir, os fraseados aqui despejados, mas creio que não passa de má língua preveniente, de inveja, de má formação, enfim de muitos defeitos que aqui não quero proferir.
    Contudo não deixarei de dizer que em politica não vale tudo e é preciso que as mentalidades se modifiquem, sob pena de qualquer dia andar tudo à pancada.
    "IMPERE O BOM SENSO QUE BEM PRECISO É!

    ResponderEliminar
  7. Se o bom senso é ser bufo e subir na vida por isso em empresas publicas asilo, força amigo, bom senso, vamos a isso!

    ResponderEliminar