terça-feira, 22 de novembro de 2016

As voltas que o mundo dá...

Opiniao
Em dia de quinquagésimo aniversário da presidente de Câmara, Anabela Freitas, o vereador Rui Serrano decidiu entregar-lhe carta de renúncia ao mandato!

A escolha da data afigura-se fortuita mas, com sabemos, o alinhamento dos astros é ciência mal estudada.
Longe parece ir o dia 17 de junho de 2013 no qual os socialistas de Tomar e de Abrantes, em espírito de partilha, vieram dar-nos conta da "devolução" de Rui Serrano a terras do Nabão. Reza assim o comunicado desse longínquo dia:

COMUNICADO CONJUNTO
As Concelhias de Abrantes e de Tomar do Partido Socialista tornam público que:
No contexto da avaliação da estratégia regional, num momento de grande ataque por parte do Governo PSD-PP ao poder local, o qual se vê reduzido de importantes meios para a prossecução do necessário apoio ao desenvolvimento local;
Consideram que é de todo benéfico a criação de uma maior cooperação política entre os Municípios integrantes do Médio Tejo, que possa utilizar a capacidade instalada na região, com maior eficácia e interesse público, como sejam por exemplo, os relacionados com o ensino superior, a saúde, o apoio social, o ambiente, o desenvolvimento económico, a área militar e os transportes;
No quadro da preparação das próximas autárquicas, tornam ainda público, que o tomarense Rui Serrano, a exercer actualmente as funções de vice-Presidente do Município de Abrantes, deixará de ser candidato a vereador em Abrantes, passando a integrar a equipa socialista candidata ao Município de Tomar, a qual beneficiará da experiência política e técnica, obtida num dos mais equilibrados e bem geridos Município da nossa região.
No reconhecimento do seu percurso pessoal e profissional, as suas competências técnicas foram colocadas ao serviço da gestão autárquica de Abrantes e dos seus munícipes;
Por opção pessoal, irá continuar o exercício de funções públicas no concelho de Tomar, onde reside, mantendo a colaboração com o Partido Socialista e integrando a equipe candidata ao Município de Tomar.
Aos 17 de Junho de 2013, os Presidentes das Concelhias do PS, 
de Abrantes, Bruno Tomás,    
de Tomar, Anabela Freitas

As voltas que o mundo dá!
O vereador e ex-presidente atrás reconhecido como pessoa com experiência política e técnica acaba saindo pela porta pequena. É assaz interessante verificar a rapidez com que no município de Tomar as pessoas "competentes" se arriscam a ser dispensadas...
Como o atual mandato só termina lá para outubro de 2017, resta-nos aguardar pelos novos capítulos desta desditosa história autárquica.
                                                            Leonardo de Capricho

9 comentários:

  1. Boa malha, Leonardo! Terá sido a melhor prenda de aniversário que A. Freitas recebeu

    ResponderEliminar
  2. O PS É ISTO

    Tenho uma certa simpatia pela Anabela. É uma mulher pequena que pensa da politica o que a política – neste caso o PS – a pôs a pensar.
    Não tem cultura ou pensamento próprio. Não sabe sequer o que é que quer dizer socialismo. Teve como “aliado” um tal Luis Ferreira que ainda insiste em mandar SMSs e cartas como se fosse uma personalidade política. Lembra o Sócrates: parece que ainda não percebeu que já passou.
    A Anabela, por causa daquela coisa das cotas para mulheres cavalgou a sua grande oportunidade. Como tudo o que é gentinha de poder nesta terra, uma vez que o cheiram, julgam-se logo ungidos de há muitas gerações para trás e muitas para a frente. Perdem em absoluto a noção da temporalidade.
    Como não têm valores, pensam que é tudo uma questão de personalidades. Acham-se tal e convivem com outras. Esse caramelo que veio de Abrantes é outro. Não se lhe conhece rigorosamente nada (e o que eu conheço não digo – para já), mas continua a ser mencionado como “técnico e competente”.
    Não passam, no fundo, de uns oportunistazecos, prontos a largar a mão e a negar amizades e lealdades (que nunca tiveram senão ao seu umbigo), logo que o barco que os transporte sinalize perigo.
    Feito este percurso a Anabela está sozinha. Sempre esteve. Vai chegar o momento em que se verá quase sem família, sem tacho, só.
    E o mais dramático é que não poderá dizer que fica só porque do reduto da sua dignidade não está para aturar gente pequena, mas porque a gente pequena a rejeitou.
    Não fora, da arrogância da sua pequenez institucional ter contribuído como contribuiu para a continuação do atávico atraso deste nosso concelho e eu nunca diria isto. Até simpatizo com ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena o anonimato! Um texto de antologia, que passa a ser de algibeira, porque escrito sabe-se lá por quem e com que intenções.

      Eliminar
    2. que texto delicioso! Escreva mais, anonimo ou nao...

      Eliminar
  3. Mais bacocadas da politica bandalha e saloia deste concelho votado ao ostracismo, porém há pior, mas não com um isolamento desta maneira. Estão todos ao mesmo baixo nível da incompetência.

    ResponderEliminar
  4. Oh Sr. Rebelo:

    Um anónimo não pode ter intenções. Os seus textos (os do anónimo), não sendo ofensivos, agressivos ou malcriados, esgotam-se neles mesmos. Ou têm algum interesse ou não valem nada. Um anónimo nunca se pode promover.
    Já vossa excelência, “cum” raio!, farta-se de “intervir” por tudo quanto é sitio. Tem um blogue e escreve também nos dos outros, tira fotografias e denuncia, até já se ofereceu para presidente da câmara, já se ofereceu para quem acha que talvez possa ser presidente da câmara. Tudo coisa cívica. E amor, muito amor a Tomar. É você e o outro que já foi do CDS,
    Vocês querem que a gente os leve a sério. A gente até leva. Porque sabemos que de uns ou de outros temos de levar com a vossa mediocridade.
    Mas vejam se percebem uma coisinha: A gente topa-os; a gente percebe-os; a gente até se diverte um pouco (é o que levamos disto) com a vossa presunção de competência e sumidades.
    Depois, e esta é que é a verdade verdadinha: o anonimato não é cobardia (porque como já lhe disse não podemos tirar partido da coisa. Agora vocês, sim: querem tirar partido da convicção da nossa estupidez). Não o anonimato é aquilo que permite levar à prática esta máxima:
    “Nunca lutes com um porco. É garantido que ficas sujo. E o porco gosta|”

    ResponderEliminar
  5. Que rico estendal de afirmações por demonstrar! Que manancial de sabedoria, inteligência e experiência de vida. Se eu não julgasse conhecer os tomarenses, bem como a filosofia barata que geralmente praticam, ficaria envergonhado. Assim deu-me para rir, que ainda é o melhor remédio.
    Você já se debruçou seriamente sobre as enormidades que escreve? Olhe que não perdia nada. Porque coisas como "Um anónimo não pode ter intenções", ou "Um anónimo nunca se pode promover" não passam afinal de testemunhos de algum reumatismo mental, que tenderá a agravar-se com a idade. Sobretudo aí no vale nabantino, zona húmida por excelência.
    Sobre as considerações a meu respeito, só dialogo tromba a tromba. De porco para porco, mas porcos iguais. "O porco gosta"? Quem lhe pode garantir alguma vez semelhante barbaridade?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo disse...
    Sr. António Rebelo:
    Não se apercebeu eu deu razão ao homem?
    É que você caiu logo na javardice.

    ResponderEliminar
  7. São pontos de vista. Que se lhe há-de fazer?

    ResponderEliminar