quarta-feira, 27 de julho de 2016

Médio Tejo perdeu 8.416 habitantes em cinco anos

Nos 13 concelhos da região do Médio Tejo registou-se uma redução de 8.416 habitantes entre 2011 e 2015, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Se em 2011 a população residente era de 246.922 habitantes, em 2015 esse número baixou para 238.506.
Entroncamento é o único concelho cuja população aumentou. Em cinco anos ganhou 246 novos habitantes.
E o concelho que mais conseguiu “segurar” a população foi Ourém, concelho que apresenta menor redução do número de habitantes.
A região do Médio Tejo é constituída por 13 concelhos: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e V. N. Barquinha.
Clique para ampliar

5 comentários:

  1. Pois é verdade que a natalidade é inferior a mortalidade, mas não é o único dos nossos problemas.. Existem pessoas em Tomar, que tiveram de sair da cidade porque não existe aqui emprego e como é sabido as pessoas tem que ganhar dinheiro para garantir uma vida razoável. Tomar esqueceu-se de dar oportunidades as pessoas capazes de inverter a situação, mandou-as embora e agora colhe os frutos do que andou a fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A perda de habitantes como deve ter visto não é exclusiva de Tomar.
      Não é difícil de saber que Portugal nos próximos anos irá assistir a uma diminuição progressiva da sua população.
      Os factores que levam a isso são muitos, mas o grande factor é o envelhecimento acentuado da população e o baixo índice de natalidade associado à débil economia e aos reduzidos rendimentos da maioria da população.
      Culpados!? São muitos os culpados desde 1974 até aos dia de hoje, sendo o maior culpado o Povo português pela sua enorme passividade perante os graves problemas que afectam o actual sistema politico e económico.
      Como se costuma dizer, cada um tem o que merece....

      Eliminar
    2. Pois não é exclusiva de Tomar, mas como deve conhecer, existem concelhos em Portugal em que a situação é totalmente diferente e são esses que devemos tomar como exemplos para aplicarmos em Tomar. Claro que o envelhecimento é um grande problema, mas também é preocupante a situação dos vários jovens que abandonam o nosso concelho.

      Eliminar
    3. E para combater esse abandono dos Jovens qual é a sua ideia!?
      - Pois não acredito que o Município tenha ou venha a ter uma solução mágica para isso.
      -Essa solução terá de partir das empresas e dos empresários, o que será nos próximos anos difícil, pois a chamada austeridade não irá abandonar o País nos próximos anos, sendo aliás previsível que brevemente(2017/2018) venhamos a ter mais um resgate com o consequente agravar das condições de vida da maioria dos portugueses....
      O País a continuar a ser governado por elites destas, nao demorará muitos anos para sermos a Venezuela da Europa....

      Eliminar