Os dados são oficiais e vêm do Instituto Nacional de Estatística. Nos últimos cinco anos (de 2011 a 2015) o concelho de Tomar perdeu 2.115 habitantes.
Atualmente o número de habitantes do concelho é de 38.382, sendo 20.288 do sexo feminino e 18.094 do sexo masculino.
Uma das conclusões que se pode tirar é que o problema da desertificação no concelho de Tomar tem-se acentuado nos últimos anos.
Prova disso é que nos últimos cinco anos Tomar perdeu quase tantos habitantes como perdeu na primeira década deste século. De 2001 a 2011 (anos em que se realizaram Censos) o concelho de Tomar perdeu 2.329 habitantes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSão apenas a consequência da falta de estratégia de desenvolvimento económico para o concelho e de politicas de criação de emprego. Pois a politica tomarense, não tem sido capaz ou por falta de vontade ou por falta de conhecimentos de inverter a situação. Os dados estão a vista de todos e com tendência para piorarem.
ResponderEliminarRecorrendo aos dados estatísticos, considerando os concelhos que fazem fronteira com o de Tomar e com mais de 20000 habitantes, mais o concelho de Leiria verificamos para o período 2011-15:
ResponderEliminarLeiria -1032 hab. -0,81% variação
Abrantes -2130 -5,49%
Entroncamento 246 1,21%
Ourém -848 -1,85%
Tomar -2025 -5,04%
Torres Novas -1003 -2,74%
Ou seja, se é verdade que eventuais estratégias de desenvolvimento poderiam ter mitigado a fuga de população, a verdade é que seria quase impossível conseguir valores positivos. Mas não deixam de ser resultados maus comparado com os nossos vizinhos, logo há muita coisa que podia ter sido feita e não foi...
Estão a esquecerem-se que estão a morrer mais do que nascem...Quanto ao desenvolvimento económico para o concelho, não tem que ser à custa de politicas locais, mas sim de investimentos privados, mas que como se sabe, não existe.
ResponderEliminarO tempo de algum investimento já passou, em que muitos fizeram de conta que investiram, apenas aquecendo os seus bolsos, com subsídios para tudo...Agora já é tarde!
Pois é, mas são as politicas locais que estimulam o investimento privado local. Pois a captação de investimento privado, não se faz num gabinete em Tomar a espera que os investidores se lembrem de aparecer. Teremos que nos dirigir aos investidores, nem que isso implique encontrar os mesmos noutros pontos geográficos. Quanto a perda de população, nomeadamente jovem abre caminho para a queda da atividade económica do conselho, menos dinheiro e menos impostos. Existem municípios bem perto de Tomar, que conseguiram com sucesso a implementação e reforço de investimentos importantes que dinamizaram os concelhos. Mas falta de Liderança forte a frente dos destinos do concelho dos últimos anos é o maior dos nossos problemas, pois será fácil arranjar desculpas e colocar as culpas nos outros para não vemos os nossos problemas.
ResponderEliminar