quarta-feira, 15 de junho de 2016

Rostos de Tomar em exposição

São ao todo 54 os rostos que vão estar em exposição da Casa Manuel Guimarães, em Tomar, de 17 de junho a 11 de setembro. Trata-se de retratos em grafite de algumas pessoas que fazem parte da paisagem humana de Tomar. O autor é Antero Guerra, de Torres Novas, que já fez, entre outras, uma exposição idêntica nesta cidade com mais de 500 rostos torrejanos. Depois de Tomar, o autor já tem exposições marcadas para Santarém e Jánossmorja, na Hungria.
A exposição é inaugurada sexta feira às 18 horas na Casa Manuel Guimarães, rua Silva Magalhães, em pleno centro histórico de Tomar.

Lista dos retratados


Sobre o autor:
Antero Guerra nasceu no ano de 1957, numa pequena aldeia do centro de Portugal.
Oriundo de uma família de poucos recursos, começou a trabalhar desde muito cedo. Mas muito cedo, também, descobriu a grande vocação para as artes visuais. Os seus primeiros desenhos remontam ao tempo em que descobriu o papel e o lápis ainda antes da escola primária.
Na sua juventude envolveu-se profundamente nas artes da fotografia, pintura e cinema – o filme super 8 e mais tarde o vídeo.
Participou em dezenas de exposições de pintura e fotografia, coletivas ou individuais. No entanto todo o seu trabalho realizado revestiu-se sempre da caraterística da experimentalidade e de permanente auto aprendizagem.
Pelos anos 80 abraçou uma carreira profissional nas áreas do vídeo e artes gráficas. Também por esse tempo colaborou em várias atividades associativas, políticas e jornalísticas.
O desenho e a pintura permaneceram adormecidos, praticamente, durante quase três décadas até ao ano de 2010.
Para trás ficam o prémio nacional de tapeçaria, prémio RTP de vídeo, prémios e menções em fotografia, primeira participação ibérica no Tokyo Video Festival, mostra de arte-digital nos EUA, etc.
Nesta “reentrada”, ao contrário da linguagem minimalista ou surrealista do tempo de juventude, decidiu optar por um estilo de realismo clássico e retrato pela necessidade imperativa da reaprendizagem, autodisciplina e treino de métodos. Num processo imparável e de acelerado aperfeiçoamento, a sua produção atingiu já altos níveis quantitativos e qualitativos.
Começou a expor estes novos trabalhos em 2013.
http://anteroguerra.arteglobal.eu
http://www.artgalaxie.com/index.php/antero-guerra-painting

Sem comentários:

Enviar um comentário