terça-feira, 24 de maio de 2016

Torres Novas: ambientalista preso

Recorte do jornal "O Almonda"
Mário Costa, conhecido ambientalista de Torres Novas que criou o grupo “Vamos Salvar o Almonda", foi detido pela PSP no dia 17, noticia o semanário O Almonda.
Segundo este jornal a detenção não tem nada a ver com a sua luta em defesa do rio Almonda nem com as denúncias públicas que tem feito sobre os agentes poluidores, mas sim com um problema pessoal que teve em 2010 em Alcobaça pelo qual foi condenado.
Mário Costa não terá cumprido integralmente a pena a que foi condenado de passar os fins de semana na prisão e agora um juiz decretou que terá de cumprir 200 dias de prisão efetiva.
O jornal “O Almonda” relata que Mário Costa foi detido quando procurava fazer mais uma denúncia de poluição no rio junto da GNR. A PSP foi ao local e com um mandato de detenção encaminhou Mário Costa até à esquadra, tendo depois, no mesma dia, sido transportado para o estabelecimento prisional de Torres Novas.
Esta detenção gerou uma onda de consternação em Torres Novas tendo em conta o importante trabalho que Mário Costa estava a realizar.
João Mendes reconhece que “o Movimento Vamos Salvar o Rio Almonda sofreu um duro golpe com a prisão efectiva do seu fundador Mário Costa por razões alheias e anteriores à Fundação do Movimento”. E sublinha que Mário Costa “conseguiu num ano o que não foi conseguido durante mais de uma década pela classe política nos Concelhos de Torres Novas e Golegã. Por esse trabalho desenvolvido muito obrigado. A vida dá muitas voltas e um Homem define-se pela capacidade que tem de se levantar depois de uma grande queda.”

Sem comentários:

Enviar um comentário