sexta-feira, 27 de maio de 2016

Peregrinação solidária na hora do balanço

Da organização da peregrinação solidária realizada no dia 20 recebemos um texto de balanço da iniciativa com os respetivos agradecimentos às entidades que colaboraram:


Peregrinação solidária mobilizou cerca de 400 participantes entre Tomar a Fátima

Numa iniciativa de um grupo de amigos tomarenses, realizou-se no passado dia 20 uma peregrinação que tinha como objetivo levar a percorrer a pé o trajeto de Tomar a Fátima. A esta iniciativa juntaram-se os grupos de Educação Moral e Religiosa Católica dos agrupamentos escolares do concelho (Agrupamento de Escolas Nuno de Sta. Maria, Agrupamento de Escolas dos Templários) que já em anos anteriores haviam levado a cabo semelhante evento.

A peregrinação respondia assim ao apelo da Organização para a participação ativa a favor de uma causa tão nobre e é certo que a noite ajudou, que estava muito agradável de luar e uma excelente temperatura, o que veio motivar todos os cerca de quatrocentos participantes que tinha como objetivo levar a percorrer a pé o trajeto de Tomar a Fátima.

A Concentração foi por volta das 23:30m na Cerrada dos Cães (Largo do Castelo) em Tomar, e que, após as informações sobre o percurso, a realização do sorteio de sete prémios e de umas palavras de enquadramento e encorajamento do Pe. Mário Duarte, partiram para vencer os cerca de 30 km que separam Tomar e Fátima. À saída os participantes já muito ansiosos para partir, ainda receberam um road-book e uma pequena lanterna, assim como uma t-shirt para aqueles que a tinha reservado.
A iniciativa pretendeu conseguir alguns fundos para a Cáritas de Tomar, instituição que apoia regularmente na cidade quase 200 famílias.

O percurso em direção ao Pegões, teve como primeira paragem o largo junto ao Apeadeiro de Fungalvaz, onde foi distribuído chá e café quentes, bem como águas e refrigerantes. Para comer, havia frutas, várias qualidades de bolos e marmelada. O segundo terço da caminhada, terminou nas bombas de combustível da Zona Industrial de Vilar dos Prazeres, por volta dos 20 km e também aí foram disponibilizados aos peregrinos várias iguarias que os ajudaram a vencer a última parte do percurso, a mais exigente.

Cinco horas depois da partida do Castelo, para os primeiros e oito horas para os mais “calmos”, todo o grupo se juntava no Santuário para assistir à missa. Mais tarde, no Parque 7, mais um “reforço alimentar” (o pão com chouriço e os pastéis de nata fizeram sucesso…) o que ajudou a repor os níveis que haviam sido abalados durante a caminhada.

Ao longo de todo o percurso, carros de apoio da organização e viaturas dos postos da GNR de Tomar, Ourém e Fátima fizeram o acompanhamento dos peregrinos que assim se sentiam mais confortáveis e em segurança. Também uma excelente equipa de enfermagem, composta por cinco elementos, esteve distribuída ao longo de todo o percurso, mas com uma participação mais ativa nos dois pontos de paragem referidos, onde alguns participantes, a muito custo, iam apresentando queixas, pois ninguém queria ficar com a tarefa a meio.

Este evento só possível graças ao apoio e aos patrocínios de várias entidades, às quais a Organização está muito grata:
Câmara Municipal de Tomar, União Futebol Comércio e Indústria de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, Escola de Condução Carreira, Sporting Clube de Tomar, GDR Serras da Sabacheira, ACD Paço da Comenda, Qualidar, GNR (Tomar, Ourém e Fátima), Bombeiros de Tomar, Maxicópia, Condóptica, Rolisport, LR Fitness, Café Sta.Iria, Palco de Especiarias, Café da Amizade (Alviobeira), Livraria Católica, União de Freguesias de S.João e Sta.Maria, Intermarché (Tomar), Pastelaria Tropical, Estrelas de Tomar, Padarias Rosa, Supermercado Nabão Super, Horto Marques, Restaurante Tabuleiro, Soraya Matias (Gráfico), Nuno Costa PT e Alves Bandeira  (Bombas Z.I. de V.Prazeres)

A Organização fica com o sentimento de dever cumprido, nesta grande maratona solidária, está de parabéns pois conseguiu mobilizar parte da população tomarense para um gesto tão simples e tão especial, ajudar e "acarinhar" os mais desfavorecidos.
Na Vida só temos duas escolhas, esperar acontecer ou fazer com que aconteça e todos juntos optámos pela segunda escolha.

O nosso Muito Obrigado!




Sem comentários:

Enviar um comentário