Peregrinação solidária mobilizou cerca de 400 participantes entre Tomar a Fátima
Numa iniciativa de um grupo de amigos tomarenses, realizou-se no passado dia 20 uma peregrinação que tinha como objetivo levar a percorrer a pé o trajeto de Tomar a Fátima. A esta iniciativa juntaram-se os grupos de Educação Moral e Religiosa Católica dos agrupamentos escolares do concelho (Agrupamento de Escolas Nuno de Sta. Maria, Agrupamento de Escolas dos Templários) que já em anos anteriores haviam levado a cabo semelhante evento.
A peregrinação respondia assim ao apelo da Organização para a participação ativa a favor de uma causa tão nobre e é certo que a noite ajudou, que estava muito agradável de luar e uma excelente temperatura, o que veio motivar todos os cerca de quatrocentos participantes que tinha como objetivo levar a percorrer a pé o trajeto de Tomar a Fátima.
A Concentração foi por volta das 23:30m na Cerrada dos Cães (Largo do Castelo) em Tomar, e que, após as informações sobre o percurso, a realização do sorteio de sete prémios e de umas palavras de enquadramento e encorajamento do Pe. Mário Duarte, partiram para vencer os cerca de 30 km que separam Tomar e Fátima. À saída os participantes já muito ansiosos para partir, ainda receberam um road-book e uma pequena lanterna, assim como uma t-shirt para aqueles que a tinha reservado.
A iniciativa pretendeu conseguir alguns fundos para a Cáritas de Tomar, instituição que apoia regularmente na cidade quase 200 famílias.
O percurso em direção ao Pegões, teve como primeira paragem o largo junto ao Apeadeiro de Fungalvaz, onde foi distribuído chá e café quentes, bem como águas e refrigerantes. Para comer, havia frutas, várias qualidades de bolos e marmelada. O segundo terço da caminhada, terminou nas bombas de combustível da Zona Industrial de Vilar dos Prazeres, por volta dos 20 km e também aí foram disponibilizados aos peregrinos várias iguarias que os ajudaram a vencer a última parte do percurso, a mais exigente.
Cinco horas depois da partida do Castelo, para os primeiros e oito horas para os mais “calmos”, todo o grupo se juntava no Santuário para assistir à missa. Mais tarde, no Parque 7, mais um “reforço alimentar” (o pão com chouriço e os pastéis de nata fizeram sucesso…) o que ajudou a repor os níveis que haviam sido abalados durante a caminhada.
Ao longo de todo o percurso, carros de apoio da organização e viaturas dos postos da GNR de Tomar, Ourém e Fátima fizeram o acompanhamento dos peregrinos que assim se sentiam mais confortáveis e em segurança. Também uma excelente equipa de enfermagem, composta por cinco elementos, esteve distribuída ao longo de todo o percurso, mas com uma participação mais ativa nos dois pontos de paragem referidos, onde alguns participantes, a muito custo, iam apresentando queixas, pois ninguém queria ficar com a tarefa a meio.
Este evento só possível graças ao apoio e aos patrocínios de várias entidades, às quais a Organização está muito grata:
Câmara Municipal de Tomar, União Futebol Comércio e Indústria de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, Escola de Condução Carreira, Sporting Clube de Tomar, GDR Serras da Sabacheira, ACD Paço da Comenda, Qualidar, GNR (Tomar, Ourém e Fátima), Bombeiros de Tomar, Maxicópia, Condóptica, Rolisport, LR Fitness, Café Sta.Iria, Palco de Especiarias, Café da Amizade (Alviobeira), Livraria Católica, União de Freguesias de S.João e Sta.Maria, Intermarché (Tomar), Pastelaria Tropical, Estrelas de Tomar, Padarias Rosa, Supermercado Nabão Super, Horto Marques, Restaurante Tabuleiro, Soraya Matias (Gráfico), Nuno Costa PT e Alves Bandeira (Bombas Z.I. de V.Prazeres)
A Organização fica com o sentimento de dever cumprido, nesta grande maratona solidária, está de parabéns pois conseguiu mobilizar parte da população tomarense para um gesto tão simples e tão especial, ajudar e "acarinhar" os mais desfavorecidos.
Na Vida só temos duas escolhas, esperar acontecer ou fazer com que aconteça e todos juntos optámos pela segunda escolha.
O nosso Muito Obrigado!
Sem comentários:
Enviar um comentário