quarta-feira, 25 de maio de 2016

Depoimento sobre um caso nos hospitais de Abrantes e Tomar

Marco Fonseca, de Tomar, enviou-nos o relato de uma situação que a sua companheira viveu nos hospitais de Abrantes e Tomar e apresenta a sua opinião sobre o serviço nos dois hospitais:
"Gostaria de dar a conhecer o que tem acontecido com os serviços hospitalares: ontem (dia 23) fui com a minha companheira ao Hospital de Abrantes pois a unidade hospitalar de Tomar não dispõe da valência de ginecologia. Lá fomos resolver um problema que já se arrastava háoito meses sem resolução. Durante esses meses, visitámos as urgências de Abrantes ao mesmo serviço para manifestar um funcionamento irregular de um implante contracetivo (Implanon NXT) uma vez que este estava a causar danos no físico da minha companheira (corrimentos constantes e abundantes há mais de cinco meses, alarme dado ao fim do quarto mês. Visto o assunto e sugeridos pelo serviço Saúde24, lá nos deslocamos e chega-nos a seguinte resposta: isso é normal do implante, não se preocupe, isso passa, pode ir para casa (isto sem fazerem qualquer exame). Assim foi, vindos para casa nada passou. Ao fim de mais um mês, reclamado o mesmo problema, estabelece-se contacto com uma ginecologista, Dr.ª Estela Silva, que manifestou uma total discordância relativamente à decisão do seu colega de Abrantes e indicou-nos que nos deslocássemos com a maior brevidade possível a Abrantes pois o implante tinha que ser removido Imediatamente pois o corpo já o esta a rejeitar há muito tempo (segundo o colega dela, isso era uma coisa normal, é do implante, isso passa e pode ir para casa). Ontem, após mais uma deslocação ao mesmo dito serviço, atendidos pela ginecologista já referida, muito bem, foi feita a remoção do dito contracetivo não funcional para que o corpo da minha companheira voltasse à normalidade. A médica solicitou a uma sua assistente de serviço que procedesse ao ato referido. Assim fez, aparentemente com tudo resolvido, regresso a casa. Após chegarmos a casa e a minha mulher com dores (poderia ser normal) deparo-me com uma pequena cirurgia muito mal efetuada. Sabendo os riscos que isso poderia causar, cá vamos nós novamente mas desta vez para a unidade mais próxima de casa, ou seja, o hospital de Tomar. Por incrível, aqui fizeram um trabalho digno de se ver, trataram da pequena cirurgia muito rápido, tudo bem limpo, bem desinfetado e muito bem isolado. 
Ora, a meu ver, o Hospital de Tomar é o "tapa buracos" dos erros do de Abrantes. Ainda queriam em tempos tirar as urgências de Tomar? O Hospital de Tomar pode não ter muita coisa que devia ter mas em questões de qualidade de serviço, não merece cinco mas sim umas sete estrelas pelo seu excelente trabalho. Como cidadão que reconhece os bons e maus trabalhos, sugeria a transferência da cirurgia, maternidade e aumento da pediatria para Tomar, pois Tomar esta a ser um excelente "tapa buracos" dos erros dos outros."
                                                   Marco Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário