sábado, 28 de maio de 2016

Ainda a violência na Praça da República

Sobre as cenas de violência registadas na noite de sábado, 21, na Praça da República em Tomar, dezenas de pessoas manifestaram a sua opinião e apresentaram diferentes versões sobre o que se passou.
Latente está a eterna rivalidade entre alguns moradores do bairro 1.° de Maio e grupos da comunidade cigana do Flecheiro, problema que parece ter estado na origem das cenas de pancadaria.

Hoje publicamos um apelo e mais um depoimento:
Na qualidade de mãe, vizinha e cidadã de Tomar, venho por este meio solicitar a todos os tomarenses que se tome uma atitude em relação a toda a violência que se está a abater sobre Tomar. Sejam quem forem os culpados, está na hora de todos nós metermos a mão na consciência e pensarmos: se a população não tentar arranjar uma solução nunca mais nenhum pai estará descansado em casa quando os filhos vão sair na noite de Tomar! Vamos parar com guerras, vamos parar com acusações, com etnias, com grupos, com culpados, vamos arranjar soluções para os jovens desta cidade e vamos todos tentar encontrar a Paz! Porque muito sinceramente está a fazer falta! Por favor não critiquem, só tentem encontrar meios para que isto acabe sendo um bom futuro para todos os jovens de todas as etnias desta cidade! E nunca se esqueçam comportamento gera comportamento!
                                                                                            Margarida Ferreira

Eram cerca das 23h 30, sábado, a praça estava cheia de gente nas esplanadas e crianças ali brincavam. De repente começaram discussões em que as crianças viram apontar facas, barras de ferro e jovens a fugirem... As crianças entraram em pânico, choravam e é quando no meio das esplanadas começa outra agressão a um cão que estava ao colo de um jovem e as pessoas a gritar e a fugir das esplanadas, arrastando cadeiras e tudo o que viam à frente... 
Felizmente tivemos tempo e também fugimos, levamos connosco crianças em pânico que não dormiam e que diziam que nunca mais queriam ir brincar para a praça!! Que cidade é esta? O que se passa afinal, porque não temos segurança, porque estes delinquentes actuam daquela forma, sem qualquer receio de nada e de ninguém???!!!
                                                                                   Ana Catarina Pereira
                                                                                 (Publicado no facebook)

5 comentários:

  1. A isto chama-se falta de ação da policia e das forças politicas da cidade que nada se interessam com o sucedido.
    Deveriamos de exigir um carro de patrulha TODOS os dias à noite parado junto à igreja de São João, tal como já vi algumas vezes, para evitar que episódios como estes voltem a acontecer.
    É triste mas a verdade é que sempre que ocorre algo deste género a policia chega 2 horas depois....é triste...
    Devem de querer que os ciganos tomem conta da cidade...é que só pode...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dito por uns dos agentes da PSP presentes na ocorrência, nessa noite apenas estavam dois agentes de serviço na esquadra ds Tomar, todos os outros tinham sido destacados para algo em Torres Novas. Agora vamos pensar nisto e perceber como está a nossa cidade entregue a meia duzia de delinquentes de quem a polícia tem medo (como me disse o sr.agente de viva voz: medo não, respeito que é diferente, medo só de morrer)

      Eliminar
  2. Vamos continuar a mandar a porcaria para debaixo do tapete? Esta cidade perdeu os vários espaços nocturnos que já teve muito por culpa da comunidade cigana. São os problemas à porta, é a insegurança que a sua presença deixa nas pessoas, etc. Vão sobrevivendo os cafés. Mas com estes desacatos constantes, não antevejo um bom futuro aos mesmos. Esta comunidade, excepto algumas casos específicos, não se pretende integrar e até preferem a marginalização porque dessa forma poderão continuar com a sua cultura e rituais típicos. Por mim tudo bem, mas que o façam numa casa construída num terreno que pagaram. Não os quero à porta da minha cidade, deixando num estado sujo e lastimável uma porta da nossa cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é so esta cidade. O Entroncamento está na mesma e Abrantes idem. Os cidadãos não se mexem, têm medo, e enquanto isso a ciganada tomou conta das ruas. Policias são 2 ou 3 e muita sorte têm se não levarem na tromba como já aconteceu no Entroncamento e dentro da própria esquadra. Farto de ciganos que fazem o que querem e ameaçam e agridem quem querem. Era acabar-lhes com a raça, e estou-me marimbando se os comentários são racistas e xenófobos, pois só quem não tem de os aturar é que se pode dar ao luxo de acusar os outros de racismo. Para os psicólogos e pseudo intelectuais, saiam lá da vossa zona de conforto, dos vossos condomínios fechados, lidem com esta gentalha e depois falem em racismo.

      Eliminar
  3. Os ciganos pagarem por um terreno e uma casa?! Se nós lhes damos porque haveriam eles de pagar? Por enquanto vão passando alguns para o bairro 1º Maio, mas deixa eles começarem a ser colocados nas casas que a câmara anda a recuperar na zona velha da cidade que vai ser bonito...

    ResponderEliminar