sábado, 2 de abril de 2016

Quem sabe quando foi esta Festa dos Tabuleiros?

Da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, disponível na internet, fazem parte oito fotografias que retratam uma Festa dos Tabuleiros realizada nos anos 60 ou 70. Sem data, as fotos são identificadas como sendo do Estúdio Horácio Novais (1930-1980). Além dos participantes no cortejo, há um pormenor que pode ajudar a datar a festa: está montado um ornamento no rio Nabão próximo do Mouchão.
Fica o desafio para quem conseguir determinar a data da festa.







Críticas e sugestões podem ser enviadas para:
tomarnarede@gmail.com
Também pode comentar no link abaixo (comentários)

2 comentários:

  1. A Festa a que se referem as fotografias é, com toda a probabilidade, a que ocorreu em 1978. Porquê?...Bem, pelo que é possivel observar na última fotografia (junto ao rio), do lado esquerdo é visível o letreiro do Banco Pinto de Magalhães... que foi integrado precisamente em 1978 na então formada União de Bancos Portugueses (e enquanto não mudaram as tabuletas...). Ora o Banco Pinto de Magalhães só existiu com essa designação, precisamente entre 1972 e 1978 (até 1972 foi a Casa Bancária Pinto de Magalhães), e na década de 1970 só se realizaram duas Festas, em 1970 e 1978. Logo, é muito provável que as fotografias digam respeito a esta última data.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Vamos ver um outro elemento e que é o automóvel. A matrícula tem pouca nitidez. Mas se for um DG é de 1971. Se for um CG é de 1972. No entanto o ornamento no meio do rio julgo ter sido usado na festa de 1978 do mordomo Tó Carvalho. Obrigado, Simon

    ResponderEliminar