quinta-feira, 3 de março de 2016

V. N. Barquinha: agência bancária assaltada à mão armada

Foto do Jornal Novo Almourol
Dois homens assaltaram esta quinta-feira à mão armada uma agência bancária em Vila Nova da Barquinha, levando o dinheiro existente em caixa, em montante não apurado, informou a GNR.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando da GNR de Santarém disse que "dois homens entraram às 09h30 na agência bancária, um deles encapuzado e o outro usando uma cabeleira, e levaram o dinheiro, com recurso a arma de fogo".
Segundo a mesma fonte, estes dois homens "puseram-se em fuga, ajudados por um terceiro elemento que teria a viatura em espera no exterior do banco". A investigação do assalto, por envolver o recurso a arma de fogo, transitou da GNR para a Polícia Judiciária (PJ).
                        Agência Lusa

O Jornal Novo Almourol acrescenta mais pormenores:
VN Barquinha: Clientes revelam momentos de tensão dentro do banco
O assalto que ocorreu esta manhã, por volta das 9h15, terá sido cuidadosamente planeado e perpetrado por indivíduos com experiência, é pelo menos isso que os testemunhos que o JNA recolheu no local indiciam. Segundo uma cliente, de 69 anos, de Moita do Norte, que entrava no banco pelas 9h20, os assaltantes aperceberam-se da sua entrada e puxaram-na para dentro do banco encostando-a a um dos cantos da sala. “Fiquei muito nervosa, estavam encapuzados e tinham uma arma”, conta-nos esta cliente que se preparava para depositar dinheiro na sucursal, “está aqui todo (o dinheiro) na minha mala, eles só se preocuparam com o dinheiro das caixas e do cofre”.
Uma outra cliente, de Vila Nova da Barquinha, que também estava a entrar no banco, apercebeu-se de que algo estava errado quando viu as pessoas sentadas no chão. “Um dos assaltantes saiu e apontou-me a arma à barriga e disse-me para estar calma e calada”. Esta cliente, à saída do banco e após duas horas de recolha de testemunhos e provas, ainda se encontrava visivelmente nervosa mas contou que ouviu um dos assaltantes dizer que faltavam “três minutos” para a abertura do cofre.
O cofre do banco tem um temporizador para a sua abertura. “Pareceram sempre calmos e seguros do que estavam a fazer, descontraídos mesmo”, conta a cliente de Vila Nova da Barquinha.
Uma outra cliente que se encontrava ao balcão aquando da entrada dos assaltantes pormenorizou o modus operandi da dupla. “Entraram e mandaram todos ficar calmos e disseram que nada tinham a perder, que se gritássemos ou pegássemos nos telemóveis que nos davam um tiro a todos e se matavam a seguir”.
Ainda segundo esta testemunha, os assaltantes não se preocuparam com os bens de clientes ou funcionários, estavam unicamente centrados no dinheiro em caixa e no cofre. O assalto terá durado cerca de dez minutos e todas as clientes com que o JNA falou afirmaram que tudo foi feito de uma forma que indicia experiência neste tipo de crime.
Os peritos da Polícia Judiciária chegaram ao local por volta das 11h00 e estão neste momento a recolher provas no local.
R. Alves
Jornal Novo Almourol
(Publicado no facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário