segunda-feira, 21 de março de 2016

A montanha pariu um rato!

Opinião

O texto publicado no Templário de 11 de março, da autoria do deputado municipal Luís Ferreira, é uma perfeita mistificação do posicionamento do Município de Tomar face aos Fundos Comunitários.
As parangonas falam em 6 milhões de euros! É verdade, é muito dinheiro, principalmente se o mesmo fosse destinado a passar umas férias. A realidade é que esta verba deveria destinar-se a muito mais do que isso.
Aquilo que é apresentado como uma grande conquista, resultante do trabalho esforçado da autarquia não colhe.
Infelizmente, a verba apontada não passa dum mero rateio dos fundos disponíveis pelos diferentes tipos de municípios. É triste dizê-lo, mas é assim.
Mas dirão, ah! Estão a esquecer-se que foi preciso elaborar um "plano estratégico"... E está bem, isso é verdade. Fazia parte das obrigações dos municípios fazê-lo para estarem em condições de elegibilidade destes fundos.
E vai daí, o que é que a atual gestão camarária fez? Mandou elaborar um plano estratégico de desenvolvimento urbano, vulgo PEDU. O único problema foi que o fez enredada no seu próprio umbigo... E falamos dum umbigo tão estreito que nem sequer incluiu os próprios vereadores da maioria que governa a Câmara. Hugo Cristóvão, Rui Serrano e Bruno Graça foram mantidos à margem da elaboração deste documento. Sendo assim, imagine-se a distância a que ficaram do mesmo, Pedro Marques, João Tenreiro ou .... milhas!
E a participação pública? "O que é isso", dirá a autarca promotora do "orçamento participativo"?

Mas mesmo o mais importante é o seguinte facto:
A atual presidente da autarquia fez promessas eleitorais que, em certa medida, em grande medida acrescentaria, contribuíram para o desenlace eleitoral e agora encetou um processo de desculpabilização pelo seu não cumprimento por falta de financiamento.
Simplifiquemos as coisas.
Campanha Eleitoral:
"Prometo retirar todas as barracas do Flecheiro e realojar condignamente todas as famílias que ali habitam".
Dois anos e meio depois:
"Eu até queria fazer o que prometi mas não tenho financiamento..."
Mas o que raio se passa nesta terra? Então isto é assim?
Promete-se aquilo que as pessoas querem ouvir e depois a responsabilidade pelo não cumprimento das promessas é de outros?
Senhora presidente Anabela Freitas, cumpra o que prometeu e acabe com a propaganda! O dinheiro para tal? O problema é seu. Prescinda do seu salário, hipoteque os seus bens e peça emprestado ao banco, mas cumpra.
Uma coisa é certa, se as famílias ciganas não forem todas realojadas e o Flecheiro limpo das barracas que agora lá se encontram a senhora Anabela Freitas falhou o seu principal compromisso eleitoral com os cidadãos de Tomar.
E não basta aldrabar a coisa realojando apenas aquela meia dúzia de barracas à entrada de Tomar.
Cá estaremos todos para denunciar esse embuste caso o mesmo ocorra.
                                                                                                  José da Silva

Nota: A seu tempo apresentarei a minha análise de "MAIS DE 6 MILHÕES DE EUROS JÁ GARANTIDOS PARA TOMAR".

5 comentários:

  1. Senhor José da Silva
    Penso que o senhor sofre daquilo que os bravos portugueses reais e tomarenses também, costumavam chamar de dor, daquilo que os mansos maridos não gostariam de ter.
    Porque nem nos tempos dos aguerridos e guerreiros habitantes do castelo e seus redores, aquilo que escreve faria juízo.
    Ou então anda completamente desinformado, porque não conhece as notícias da grande cidade templária, de D. Gualdim que a pariu.
    Então o amigo não sabe que na parte próspera do terrado tomarense são tomadas em seu tempo as medidas para resolução de todo o prometido e que as famílias ciganas irão ser mudadas do madrigálico sítio onde estão a morar juntinho ao belo rio Nabão, para aquele sítio sem valor nem utilidade que são os terrenos ao longo da linha do comboio, bem ao pé do quartel da Guarda Nacional Republicana onde está aberta uma rua larga à medida.
    E não tenha dúvidas amigo que ali serão alojados bem e em definitivo os numerosos ciganos que moram à entrada da cidade e junto ao rio! E que ali vão ficar muito bem porque além de muitas vantagens e do franco progresso para a nossa terra, aquela gente, porque como todos sabem, às vezes se porta mal, ficam vigiados pelo guardas republicanos e pelos viajantes dos comboios que entram na estação, com turistas e tudo!
    E se o senhor não acredita nestas magníficas novidades para a nossa turística cidade, leia a notícia no seguinte e respeitado blog:

    http://vamosporaqui.blogspot.pt/

    porque o seu dono estará muito bem colocado para saber as grandes coisas que vão ser feitas para bem do grande desenvolvimento da nossa cidade.
    E ainda só o “dia vai a meio”…

    ResponderEliminar
  2. Acho que já todos são crescidinhos para saberem perfeitamente que o problema dos ciganos nunca vai ser resolvido. Há décadas que aquela situação se arrasta e não é por acaso. Todos os presidentes (ela) e antes dela mentiram sobre a situação. Se as pessoas continuam a acreditar nas promessas que fazem de 4 em 4 anos é porque são burras!
    E o problema não se resolve porque, por um lado, não há dinheiro, e por outro ninguém quer os ciganos como vizinhos. E o grande problema vai ser quando a câmara os começar a realojar nas casas que anda a reabilitar na zona velha. Nem os vizinhos os querem lá nem os donos das casas da zona também porque basicamente vão ver os seus imóveis desvalorizar. É como diz o povo: problema que não tem solução resolvido está.

    ResponderEliminar
  3. Cá está o louco egocêntrico a fazer publicidade a si mesmo e a gritar aos sete ventos a ver se o ouvem, que é ele que manda. E ainda há tansos que lhe dão conversa.

    ResponderEliminar
  4. Quer dizer, o José da Silva veio aqui denunciar coisas que parecem graves e muito más para os destinos da cidade e logo vem alguém chamar-lhe louco egocêntrico!
    Valham-nos todos os santos, em Semana Santa.
    Assim, em pecado, não atingimos a salvação.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente os ciganos sempre foram um problema para a cidade Templaria, temos vilas (atencao digo vilas e nao cidades) no nosso belo portugal onde isto nao acontece, ciganos que por sua vez trabalham sao dignos do salario que recebem, tem a sua propria casa paga por eles. Em Tomar se os pusserem a trabalhar e a ganhar para as suas proprias habitacoes como toda a gente isto mudaria, mas infelizmente em portugal a lei nao e grande coisa, sao ciganos damos-lhes casas gratis e deixamos eles andarem a roubar e a provocar disturbios. Parece que a policia tem medo deles ou mesmo que nao tenha tambem nao vale de nada, levam-os a tribunal e ficam em pena suspensa ou com termo de identidade e residencia.

    ResponderEliminar