domingo, 7 de fevereiro de 2016

Le Cirque du Soleil?

Opinião
Desde sempre Tomar esteve nas rotas circenses das companhias mais conceituadas (e já agora das menos...).
Acontece que da leitura da recente crónica de António Lourenço dos Santos no jornal Cidade de Tomar e aqui, conclui-se que ele não se apercebeu que ao mesmo tempo que escrevia o seu artigo, estava mais um circo instalado na Várzea Grande...
Mas que importância ou ligação terá isso para a análise que ALS se deu ao trabalho de desenvolver no seu escrito sobre o desempenho dos poderes públicos instalados no município? É óbvio que tem tudo a ver! Tendo ALS pretensões a ator político, não pode negligenciar tudo o que a “circo” diga respeito. É um erro de palmatória! Será mesmo mais grave da parte de alguém ligado às artes performativas, atento o seu currículo no Fatias de Cá… Poder-se-á dar o caso de não gostar de circo, não ser sensível à atividade o que, repisando o atrás dito, para um político com pretensões é grave…
Bem, pode-se também dar o caso de não querer ser ator político e a sua falha estaria então desculpada!
Mas vamos por partes!
Não será seguramente pelo capítulo da simplicidade, saloiice ou mesmo brejeirice que a autarca local poderá ou deverá ser atacada, por muito que isso seja caro a algumas elites ou à “aristocracia” local, acomodada, sim aquela que, por exemplo, desperdiçou a sua derradeira hipótese de ser útil acabando a dar o coup de grâce no Grupo Mendes Godinho. Mas isso são contas de outro Rosário...
Ridicularizar a autarca apelidando-a de “Soberana”, falar no seu “reino”, no “grau zero da administração da Câmara e a confirmação do deserto de ideias”, não podia estar o ALS mais equivocado! Olha mas não vê o que se desenha à sua frente.
Essa “Soberana” acompanhada por essa “corte de correligionários em empregos camarários, sem ética nem critérios de competência” preparam atrás da cortina o maior espetáculo de circo que Tomar jamais viu!
Tomar está prestes a tornar-se um "palco mundo" da atividade circense, diria mesmo, da criatividade circense...
Acaso ALS pensa que os derradeiros meses do governo PS serão sensaborões? Acredita mesmo que o PS Tomar, que a tanto custo arrancou a vitória a um PSD anémico e dividido, aliás como ainda se encontra, “dará o lombo” para que um qualquer “renovado” PSD Tomar, este sim sem projeto conhecido, “malhe” a seu belo prazer? Está redondamente enganado!
Esteja atento, estude, informe-se, veja o que se prepara e talvez, porventura talvez, não se venha a admirar…
…quando vir elefantes ornamentados com lantejoulas, cuspidores de fogo, malabaristas e anões a descer a Corredoura!
Nesse dia, cada vez mais próximo, uma espécie de Circo do Sol descerá sobre a cidade templária de Tomar, patrocinado pelo PS local e com entradas grátis para todos!
E uma vez que não haverá muito pão, carrega-se no CIRCO!
É só esperar para ver!
Faites moi confiance!
                                          José da Silva

3 comentários:

  1. Circo há cá muito e companhias de palhaços também!

    ResponderEliminar
  2. ALS
    Meu Caro José da Silva,
    só posso estar de acordo com a sua análise, apesar de ela carecer de alguns ajustamentos, pontuais.
    Quanto ao circo, teremos uma versão betão concerteza, animada com software de inaugurações e primeiras pedras, concerteza. Cá estaremos.
    Quanto ao vocabulário, houve apenas tentativa de não romper com os termos que imperam no "Palácio D. Manuel" e nos Paços".
    Quanto ao resto, preocupa-me essencialmente o estado de desastre em que estão Cidade é o Concelho, e procuro não confundir as causas com as consequências. Por isso há que atacar aquelas e curar estas. Buscando e pugnando por soluções concretas e capazes. Denunciando o que não está bem e criticando quem está a fazer mal.

    ResponderEliminar