segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Saiba quais as fontes de poluição do rio Tejo

Foto aqui
Em resposta a um requerimento apresentado por dois deputados do Bloco de Esquerda, o Ministro do Ambiente revelou as principais fontes de poluição do rio Tejo, no troço de Cedilho a Constância.
Numa ação de fiscalização do Ministério do Ambiente, que decorreu entre os dias 2 a 16 de julho de 201 5, foram identificadas as potenciais fontes de poluição embora com impactos diferenciados:

- Vila Velha de Ródão – Celtejo, Centroliva e fossa da zona Industrial da Câmara Municipal

- Mação - ETAR/fossa de Ortiga l e II, das Águas de Lisboa e Vale do Tejo e a fossa do parque de campismo de Ortiga, da Câmara

- Abrantes - ETAR da empresa Queijo Saloio, indústria de lacticínios.

O relatório refere ainda as ETAR urbanas de Carochos da Abrantágua, e a de Montalvo da C.M. de Constância que, “embora não se encontrem em incumprimento relativamente a legislação em vigor apresentam pontualmente valores limite de emissão ligeiramente superiores aos autorizados pelas licenças de utilização dos recursos hídricos.”

As empresas e instituições poluidores o Ministério levantou autos de notícia por contraordenação e foram notificados os utilizadores para implementação de medidas.

Nesta terça feira, 19, autarcas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vão ser recebidos pelo Ministro do Ambiente para abordar este e outros assuntos.


Sem comentários:

Enviar um comentário