Jorge Custódio, que foi diretor do Convento de Cristo de 2003 a 2007, vai receber o Prémio Carreira 2015 atribuído pela Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente.
O prémio é atribuído como forma de reconhecimento pelo trabalho em prol do ambiente.
A sessão decorre no auditório Mar da Palha do Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa, a partir das 15 horas.
Jorge Custódio, professor, arqueólogo, historiador e museólogo, é uma das figuras incontornáveis no estudo do Património e Museologia industriais e tem vindo, ao longo da sua carreira, a dedicar grande atenção à história do património português.
Durante muitos anos foi funcionário e colaborador da atual Direção Geral do Património Cultural.
Assumiu a direção do Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento) e do seu vasto currículo destacam-se os trabalhos que estiveram na génese e constituição de vários museus industriais (Museu dos Lanifícios, Museu da Fábrica de Rolhas de Cortiça do Inglês, Museu do Cimento de Maceira-Liz, e o projeto do Museu do Tempo) e a autoria e colaboração em diversas publicações relacionadas com a investigação e divulgação destas áreas.
É atualmente presidente da APAI - Associação de Arqueologia Industrial.
Em entrevista recente para o boletim do ICOM Portugal, Custódio fala sobre a situação do património industrial e técnico em Portugal, uma das suas áreas de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário