segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleições legislativas: alguns comentários

Se do lado do PSD e CDS-PP canta-se vitória e festeja-se com mensagens efusivas nas redes sociais, do lado do PS o silêncio é ensurdecedor. Em Tomar os dirigentes locais socialistas não tecem qualquer comentário aos resultados das eleições. Nem mesmo os mais prolixos como Luís Ferreira e Hugo Cristóvão arriscam comentar os resultados. Preferem falar sobre o concerto da banda Gualdim Pais onde voltaram a ser músicos por um dia. O facto de Hugo Costa, líder local do PS e adjunto na câmara de Tomar, não ter sido eleito é um resultado difícil de aceitar para os socialistas uma vez que contavam eleger quatro deputados (só elegeram três) e na lista Hugo Costa ocupava exatamente o quarto lugar. Por outro lado, refira-se que a estrutura local do PS é maioritariamente apoiante de António José Seguro pelo que o apoio a António Costa foi quase "forçado".

Aqui fica uma compilação de comentários publicados no facebook.

Mais uma vez os serviços de meteorologia acertaram na previsão, queda de grande trovoada no Largo do Rato e mais uma vez o alerta Laranja sobrepõe-se ao vermelho. Força Portugal
António Manuel Jorge - PSD

Camaradas, (…) independentemente do que venham a ser os resultados finais nunca se esqueçam que a luta continua!
A transformação vem da luta dos trabalhadores e essa não vai parar nem hoje nem amanhã. 
Abraço e demos o nosso melhor como sempre temos dado.
Uma coisa tem eles certa...vão ter que continuar a levar connosco porque fazemos parte de uma GRANDE organização sindical que não abdica de princípios nem desiste de dar uma vida melhor aos trabalhadores.
Rui Aldeano – PCP

Parabéns aos vencedores, em especial aos ferreirenses da coligação.
Da minha parte e porque vivo com muita intensidade os resultados em Ferreira do Zêzere, retenho que o PSD e o CDS perdem 750 votos (em coligação) relativamente a 2011 e o PS ganha 100. Números redondos.
Tendo em conta que o BE teve um aumento de votação a nível nacional (roubou votos ao PS e cá tiveram mais 170 votos), esta é mais uma prova de que o PS em Ferreira do Zêzere terá um futuro risonho.
Há uma inversão de opinião e uma perca clara de eleitorado à direita. Já assim foi nas autárquicas.
Tenhamos a serenidade suficiente para chegar à vitória.
Bruno Gomes – PS - Ferreira do Zêzere

A coligação PSD/CDS ganhou as eleições no Concelho de Ferreira do Zêzere com 50,07% dos votos, o segundo partido mais votado, o PS, obteve 27,09%.
Este resultado prova que o Ferreirenses, bem como a maioria dos Portugueses, não querem andar para trás e deitar fora todos os sacrifícios efetuados durante 4 anos de muitas restrições e sacrifícios; mas todo este esforço começa agora a dar os seus frutos.
Nos próximos anos os esforços vão-se manter, embora sejam gradualmente aliviados, sendo expectável e desejável que no final da legislatura o país volte a “normalidade” económica e financeira, possibilitando uma melhor qualidade de vida a todos nós.
Nesta noite eleitoral alguns “malabaristas” da política nacional e local querem transformar a derrota em vitória, mas contra factos não há argumentos, diz o povo sabiamente.
Para além do mais misturar eleições autárquicas e legislativas não me parece ser muito inteligente!
Há partidos e pessoas que conseguem transformar todas as derrotas em vitórias, e que ganham sempre as próximas eleições.
A nós resta-nos continuar a trabalhar todos os dias em prol dos Ferreirenses.
Enquanto presidente da concelhia do PSD, termino agradecendo o vosso apoio.
Jacinto Lopes – PSD - Ferreira do Zêzere

'Mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que RESISTE. Há sempre alguém que diz NÃO.'
Sílvia C. Serraventoso – CDU

Fico com a sensação que o PS e o PCP continuam em negação... Ainda não perceberam o resultado que tiveram. Em democracia é importante saber perder e saber ganhar. ‪#‎paf‬
Duarte Marques - PSD

A vitória da coligação "Portugal à Frente" (PSD+CDS) é o reconhecimento, por parte de um significativo número de eleitores - apesar de não corresponder à maioria absoluta - que, 4 anos com uma governação fortemente condicionada e sem espaço para medidas populares, mereciam ter continuidade. Depois, há um conjunto de 3 outras forças políticas (PS+BE+CDU) que não concordando com este percurso apresentam caminhos diferentes mas que são praticamente inconciliáveis. Porém, são eles que têm a maioria absoluta dos votos e dos eleitos. Fica a pergunta: quem vai ser o primeiro de todos estes actores a provocar uma crise política?
Vasco Cunha – PSD

Isto não é nada fácil de perceber...
a) A coligação Portugal à Frente venceu as eleições;
b) O PS, a nível nacional, tem mais deputados;
c) O Bloco tem quase o triplo dos deputados(as);
d) A CDU sobe o número de deputados.
Assim é que é bonito... estamos todos contentes!
Luís Filipe Boavida - PSD

E a noite continuou. Festejámos os 19 deputados/as do BE. Festejámos o deputado eleito por Santarém. Festejámos os 3 eleitos para a Assembleia de Freguesia de Riachos. Festejámos que o BE seja a 3.ª força política em todas as mesas de voto de Torres Novas. Força Bloco de Esquerda! Obrigado a todas e todos que confiaram em nós. Cá estaremos, com todas as responsabilidades que assumimos!
Helena Pinto – Bloco de Esquerda

Atualização:
Entretanto, já durante esta manhã, Hugo Costa, líder do PS Tomar, escreveu o seguinte comentário no facebook:
O povo é quem mais ordena. É o sal da democracia. Um agradecimento especial a todos que no dia a dia lutaram para dar confiança ao Ribatejo. Só é derrotado quem deixa de lutar e sonhar. Continuarei intransigente na luta por uma sociedade mais justa e solidária.
Hugo Costa - PS

Sem comentários:

Enviar um comentário