domingo, 27 de setembro de 2015

Tomar fora da Grande Rota do Zêzere

É mais um projeto regional em que Tomar fica de fora. A Grande Rota do Zêzere é um percurso de 370 quilómetros ao longo do rio Zêzere desde a Serra da Estrela até Constância inaugurado este fim de semana. Apesar de ser banhado pelo rio Zêzere na zona da albufeira de Castelo do Bode, Tomar não faz parte do projeto.
Tal facto está a motivar fortes críticas ao município. O atleta Luís Mota é uma das vozes que lamenta a ausência de Tomar na Grande Rota do Zêzere.
“É altura de Tomar acordar. O desporto tomarense necessita urgentemente de alguém que nos defenda. Um projeto desta envergadura e Tomar fica de fora! Quem é o vereador do desporto da autarquia? Quem é o responsável pelo desporto tomarense? Está tudo a ficar muito gordo!” desabafou Luís Mota no facebook.
Para o atleta tomarense campeão de trial “atualmente o património natural é fonte de desenvolvimento, de criação de riqueza e de combate à desertificação”. E apresenta o exemplo dos passadiços do Paiva.
O novo percurso pode ser feito de três formas: de canoa, bicicleta ou a pé. Ao longo dos 370 quilómetros há abrigos, estações para trocar de meio de transporte e painéis informativos.
O projeto é dinamizado pelos Amigos da Serra da Estrela e tem a contribuição dos 13 municípios que a rota atravessa, bem como da Adxtur - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
Este fim de semana, a marcar a inauguração da rota vários atletas de renome percorrem os 370 quilómetros da nascente à foz do rio Zêzere - a pé, de bicicleta e de canoa – para celebrar o Dia Mundial do Turismo.

Página da Grande Rota do Zêzere no facebook

1 comentário:

  1. Foi o mundial de wakeboard, foram os caminhos de Santiaago e agora é isto. Mas que raio de governo local nós temos?

    ResponderEliminar