O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves já emitiu um primeiro relatório sobre a queda do ultraleve no dia 20 de setembro na pista de Valdonas, Tomar, em que morreram duas pessoas.
O acidente mortal ocorreu às 9.15 horas numa altura em que o piloto Miguel Marques já em pleno voo se preparava para evoluir à vertical do campo de voo. Nessa altura “a aeronave ultraligeira entra numa descida em espiral abrupta pelo seu lado esquerdo e completa entre 2 a 3 voltas antes de colidir violentamente no chão, junto à berma da pista”, lê-se no relatório.
O piloto Miguel Marques, de 41 anos, e o outro ocupante, Telmo Ferreira, de 29 anos, tiveram morte imediata.
Este é um relatório preliminar apresentado como “nota informativa” que ainda não esclarece as causas do acidente. Essas estão ainda a ser objeto de investigação por parte do GPIAA.
Nota Informativa do Acidente com o ULM Land Africa Impala, registo CS-USI, 20 de setembro, Campo de Voo de Valdonas, Tomar (New)
"No dia 20 de setembro, pelas 09:15 UTC, uma aeronave ultraleve Land Africa Impala com o registo CS-USI (Figura 1), com um piloto e um passageiro a bordo, efetuava um voo local no campo de voo de Valdonas – Tomar por ocasião de um encontro aéreo.
Após efetuar uma passagem baixa na pista 33, a aeronave ultraligeira subiu no eixo da pista e posteriormente executou uma volta pela esquerda de modo a entrar no vento de cauda, nivelando acerca de 600 pés AGL (Above Ground Level) - a altitude definida para o circuito.
No início do vento de cauda esquerdo da pista 33, o piloto informa o coordenador dos movimentos aéreos do evento através da frequência designada que iria evoluir à vertical do campo de voo.
De acordo com a narrativa de testemunhas no local do acidente, a aeronave ultraligeira aparentava estar a *fazer, naquele momento, voo lento.
Ao abandonar o vento de cauda para prosseguir à vertical do campo de voo, a aeronave ultraligeira entra numa descida em espiral abrupta pelo seu lado esquerdo e completa entre 2 a 3 voltas antes de colidir violentamente no chão, junto à berma da pista (Figura 2).
Como consequência do violento impacto ambos os ocupantes tiveram morte imediata. O óbito foi declarado por uma entidade competente no local.
Aquando do acidente o céu apresentava-se limpo, a visibilidade era superior a 10Km, uma temperatura do ar de 21ºC para um ponto de orvalho de 10ºC, o vento soprava fraco de Norte/Nordeste e a pressão atmosférica era de 1021hPa."
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