segunda-feira, 27 de julho de 2015

O testemunho de quem assistiu aos graves desacatos na festa das Olalhas

Foto de arquivo
Vários feridos, alguns em estado grave, é o balanço dos desacatos ocorridos na noite de 24 para 25 na festa de Olalhas, concelho de Tomar. A festa da espuma acabou da pior maneira e a atuação (ou a falta dela) das forças de segurança mereceu críticas da organização e dos presentes.
Respondendo ao nosso pedido, uma testemunha, sob anonimato, relatou como tudo aconteceu.

Bateram sem dó nem piedade

“Testemunhei tudo desde os primeiros minutos.
O baile já tinha acabado mas havia ainda bastante gente na festa, apesar de a noite não estar agradável em termos de temperatura, até tinha sido uma noite bastante animada.
A confusão começou na parte de cima da festa, junto à barraca das caipirinhas. Depressa se arrastou para a entrada principal da festa, tendo ficado os elementos de etnia cigana junto da entrada da festa, na estrada principal e todas as restantes pessoas (incluindo comissão de festas e elementos da banda que animou a noite) no lado de cima, junto à quermesse. As ameaças por parte dos elementos de etnia cigana eram muitas, todos eles armados de paus e bastões, navalhas, chaves de parafusos e outras ferramentas. Instalou-se o pânico sobretudo entre os elementos do sexo feminino presentes. Os ciganos fizeram várias ameaças de investida sobre as restantes pessoas, com promessas de "mato e esfolo". Acabaram por carregar mais que uma vez sobre as pessoas, atacando sobretudo quem lhes pedia para ir embora e deixarem a festa e as pessoas em paz. Fizeram vários feridos. Desde pauladas em cabeças, à utilização das ferramentas que traziam nas mãos e feriram quem de alguma maneira se tentou defender. Bateram sem dó nem piedade, em lutas desiguais de vários elementos armados contra um desarmado caído no chão.

GNR chegou tarde e pouco ou nada fez

A polícia foi chamada mais que uma vez, por várias pessoas diferentes, incluindo pelos responsáveis da festa (que fizeram a primeira chamada assim que o desacato começou). Chegaram mais elementos de etnia cigana (mais velhos), que vieram da cidade até ao local. A força de segurança (será que podemos chamar força de segurança?), chegou 1h30 depois da primeira chamada. Três viaturas, meia dúzia de elementos. Seguiram-se as três ambulâncias. A estrada ficou cortada. Os vários feridos foram assistidos no local e alguns deles foram transportados para o hospital de Tomar. 
Quanto à actuação da GNR (lamento dizer isto) foi quase nula. Pediram quase se faz favor aos ciganos que abandonassem o local, deixando seguir "à meia dúzia" dentro de cada carro, tendo-se ainda dado ao trabalho de escoltar um deles ao longo do recinto da festa até ao local onde tinha o carro estacionado (deviam ter receio que alguém fizesse mal ao senhor, com certeza...), mal entrou na estrada bateu logo num dos carros que estava tranquilamente estacionado. 

“Foi assustador”

Os ciganos abandonaram o local, com os carros em excesso de lotação, condutores visivelmente embriagados e a polícia absolutamente nada disse ou fez. Os elementos mais velhos que vieram da cidade entretanto, saíram da festa com gritos e ameaças de que iriam regressar no dia/noite seguinte e que "venho cá amanhã com a pistola e mato-vos a todos!" gritava uma das senhoras.

Foi assustador. Pareciam animais selvagens (desculpem o termo, eu não sou racista). Gritavam, ameaçavas, pediam "venham se têm coragem, venham!", exibiam paus e navalhas. E avançaram sem olhar se estavam a bater em homens ou mulheres. Por acaso aquela hora não haviam crianças. Da polícia, apenas tenho a dizer que foi vergonhosa a forma como actuou. Ainda querendo identificar as pessoas que de alguma forma se revoltaram contra "o nada" que a polícia fez. Compreendo que se agirem ainda lhes acontece como aquele soldado da GNR que agiu numa perseguição de fuga após um assalto e acabou condenado em tribunal. Mas será que assim com estas forças de segurança nos podemos sentir seguros?? Será que podemos continuar a frequentar as festas populares de aldeia? Se já de há uns anos para cá se tornou perigoso sair à noite na cidade, vai acontecer o mesmo no meio rural? E a lei nada faz? 
As festas de verão são a tradição das nossas aldeias, das terras dos nossos pais e avós. Esperamos por elas todo o inverno, para rever amigos de cá e de lá, amigos emigrados que regressam nesta altura. Quem organiza uma festa sabe que é o trabalho de um ano a ir por água abaixo com um final de noite assim. As associações das aldeias vivem dos lucros das festas de verão. E se as pessoas começam a ter medo, deixam de as frequentar. Todos perdemos. E a lei nada faz. E a polícia nada faz ou fez. Nos últimos anos tem sido assim, já não é a primeira vez que há desacatos com ciganos nas festas de aldeia, desta vez apenas teve consequência bastante mais graves (sem esquecer o que aconteceu há uns três* anos na festa da Serra, com a morte de dois jovens a fugir dos ciganos que tiveram um acidente a chegar a Valdonas. Nada aconteceu em termos de justiça infelizmente. Apesar de todos sabermos quem são os culpados).

Vários feridos em estado grave

A festa das Olalhas prosseguiu no sábado, com a presença de vários elementos da GNR, provavelmente a fazerem serviços gratificados. Não deveria ser de livre e espontânea vontade a presença da polícia? Afinal de contas para fazerem operações stop de caça à multa nas saídas das festas e caçarem todos aqueles que beberam um pouco mais estão sempre prontos e presentes. Tem sido frequente a polícia cercar as festas nas diversas saídas e fazer operação stop. Devo ainda referir que na noite de sábado para domingo a polícia abandonou a festa eram precisamente 5h15 da manhã, ainda com o baile a decorrer e a festa com bem mais de uma centena de pessoas. Deduzo que chegou ao fim o tempo para o qual estavam a ser pagos, e sendo assim, já estavam fora do horário, não tinham de se preocupar mais com a segurança das pessoas da festa.

Sábado, à tarde, a informação que tive era que um dos hospitalizados já estava em casa, com diversos pontos na cabeça e a cara completamente desfigurada pelo sangue pisado e hematomas. Outro dos feridos foi transferido para o hospital de São José em Lisboa, com um grave traumatismo na face (partiu o osso junto ao olho). Outro estava no hospital de Tomar, com hematomas e inchaços em todo o rosto e pontos espalhados em diversas partes do corpo, pois foi todo espicaçado com uma chave de parafusos. Houve mais feridos, mas estes são os que conheço e que sei o estado em que estão.”

Desacatos na festa de Olalhas

33 comentários:

  1. Caricato o facto de ter ido levar a minha filha e umas amigas dela a essa festa e na volta a GNR veio no meu encalce, fez-me sinais de luzes e apitou. Como vinha sózinha e num sitio onde não havia quaisquer casas ou pessoas assustei-me um pouco mas tive de encostar á berma e parar. Pediram-me a documentação, e questionaram-me pelo nervosismo e ainda sobre a idade das meninas que tinha levado para a festa (facto que não percebi muito bem) mas reconheço que tudo isto pode ser normal, anormal é descurarem situações graves e não actuarem à altura da situação. É lamentável a actuação da polícia. Se existe descriminação é em relação ás pessoas em geral pois a Etnia Cigana é tratada com muito respeito por parte das forças policiais.

    ResponderEliminar
  2. Ainda há um longo caminho a percorrer e que teima a não ser iniciado pelos Hipócritas dos nossos sucessivos governos

    ResponderEliminar
  3. Sem nunca esquecer que para os Policiais do nosso país terem força para agir e necessário nós civis apoia-los, coisa que não estamos habituados a fazelo .

    ResponderEliminar
  4. No minimo vergonhosa a atuação das forças de segurança. E o mais engraçado no meio disto tudo é que, a estas pessoas de etnia cigana que só estão bem a criar conflitos, o governo, querendo inseri-los na nossa sociedade, oferece-lhe boas casas e inibe-os de pagar impostos. E para acabar deixo uma questão: Será que é a causar pânico que serão aceites? Sentem-se superiores dessa forma? É que pelos vistos até a polícia tem medo deles.

    ResponderEliminar
  5. "Animais à solta", é o único termo possível para descrever o que se passou no fim da festa. Desde várias investidas (furadas) para arranjar confusão durante toda a noite, os criminosos de etnia cigana resolveram ir roubar garrafas de álcool à barraca das Caipirinhas. Foram pelo menos 3 garrafas que levaram. Depois, no fim do baile, o que aconteceu é o que já aqui foi relatado e observado por todos os civis no local, embora, as autoridades ainda tenham ficado com dúvidas porque depois de observarem indivíduos a atirarem as armas para longe, alcoolizados, em tronco nu e a ameaçar as pessoas TODAS, pois, disseram que não podiam aceitar queixas pois o que registaram foi apenas uma minoria a tentar defender-se. Gostava de saber onde está a autoridade de afirmarem que não aceitam queixas, enfim. Os ciganos gritavam que matavam e atacaram as pessoas várias vezes durante a hora e meia em que a GNR não chegou. Depois, assim que viram as luzes azuis dos carros da GNR a chegar, recolheram e puseram as mãos ao peito dizendo que estavam a ser atacados. Ainda vi um a tocar na arma do GNR a perguntar se era verdadeira. Nunca na vida nada assim e realmente é uma impunidade VERGONHOSA a que assistimos. O problema não é serem ciganos, é serem criminosos e pior, saberem que sairão impunes seja em que situação for.. E a GNR tem mais medo deles que o diabo da cruz!! Vergonha! Têm medo não vão para as forças de segurança! Até quando temos de temer pela nossa segurança? Há alguém que não está a fazer o seu trabalho e já algum tempo que o deixou de fazer!

    ResponderEliminar
  6. "Não deveria ser de livre e espontânea vontade a presença da polícia?"
    _________________

    Caso para perguntar: trabalha? É que se sim, não deveria ser de livre e espontânea vontade trabalhar de noite, fins de semana e folgas?
    Mas fica uma ideia: pedido de gratificado para um polícia e ele depois que lá fique até encerrarem as festas.

    ResponderEliminar
  7. Os principais visados são os GNR´s e não os ciganos. Fantástico...
    Nem sequer a organização que tão bem lhe sabe meter os euros ao bolso mas contratar segurança, já não interessa tanto...
    Sim, contratar. A segurança é pública, não para eventos privados.

    Umas vezes acusados de racismo, por serem duros com ciganos, outras já os tratam com paninhos quentes...

    Blá blá blá.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito bem falado...agora a GNR é que ainda são os culpados dos desacatos..

      Eliminar
    2. Uma festa popular sempre foi e será sempre um espaço publico, como tal não deve ser as forças publicas a tomar conta da segurança ???
      Pelo seu comentário deduzo que ou faça parte das forças agora criticadas.
      Penso que todos os membros das forças policiaisd ao lerem estes comentários e relatos se deveriam qestion ar sobre o trabalho que deviam fazer.

      Eliminar
  8. Eu não fervo em sangue quente,talvês por estar longe, o que se passou foi muito mau, espero que o comando da GNR emita um comunicado a informar as pessoas porque ,e que não houve detenções uma vês que havia vitimas, e não eram ciganos, isto pode abrir um precedente, pois eu não acredito que 10 ou 20 ciganos possam por toda a aldeia das Olalhas que eu conheço muito bem em estado de sitio, isto .e um aviso para os outros, portanto amigos, pras proximas festas sejão onde for estejão ,a espera deles, acabem com eles, que depois a bofia de certesa abre um inquerito, coisa que eles nunca fizeram em tomar com crimes relacinodos com os ciganos, e lembro dois o das pessoas que vinham da serra, e umoutro de um camionista que toda a gente sabe quem o matou. Tambêm quero felicitar o comandante da PSP, se ainda ,e o mesmo, por ter feito um trabalho de merda em relação aos ciganos que tanto defende.

    ResponderEliminar
  9. Se a GNR chegasse lá e metesse ordem naquilo como deve de ser, as pessoas iam criticar pelo abuso de força, poder, ou seja, qualquer abuso... Vejam o exemplo da PSP em Lisboa, onde estas situações nao acontecem assim com a Polícia a demonstrar quem manda, mas digo-vos uma coisa, deixem algum cigano ou seja lá quem for levar uma chapada que cai tudo em cima da policia. Agora quem está bem? N sei, mas nós sociedade temos o que merecemos... N sou policia nem GNR mas sou defensor do trabalho deles e parece-me bem mais facil ser criticado num blog nos dias seguintes, do que propriamente andar a ser alvo de processos por parte da sociedade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de te ver falar assim se visses a tua filha ser pontapeada na cabeça se dó, como eu vi!!!

      Eliminar
  10. Tanta gente na festa e não espancaram esses indivíduos? Acho vergonhoso, ninguém dos presentes ter actuado da mesma maneira, "sem dó e sem piedade".
    Alegando que apenas se estavam a defender. Temos de dar uma volta a esta cidade e mostrar quem manda.

    ResponderEliminar
  11. O que fica na retina disto tudo é que quem esteve mal foi a GNR....não foi o cigano que bateu ou roubou...foi a GNR que demorou 1 h e 30. Isso sim é que ta mal...não tem mal esperar nas urgências 4 ou mais horas. Não tem mal esperar na fila dos pastéis de Belém 2 horas...tem mal é a GNR demorar...sim porque ninguém os quer por perto, no entanto enchem- se todos de cerveja, andam à porrada e depois vem dois GNR como se fossem o salvadores da pátria para o meio de uma FESTA à pancada....exato...que noção que aqui vai. Ninguém os quer a fazer op stop porque é caça a multa...mas os condutores esses atropelam e fogem, provocam acidentes com fuga cheios de cerveja no bucho e a GNR não faz nada...ahhh, e os GNR tem medo dos cigano.....exato! Tb tem medo dos ladrões! De toda a gente! Só não tem medo do velhinho há que conduz sozinha e que manda parar para multar...secalhar até vai em contra mão! FONIX ABRAM OS OLHOS E GANHEM NOÇAO NESSAS CABEÇAS DE VENTO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não abras tu os olhos, os ciganos fazem tudo o que querem, batem, roubam e nada acontece aos meninos, só causam problemas, e se for preciso ainda vêem os senhores guardas dar uma palmadinha nas costas e beber um copo com os ciganinhos coitadinhos. Quando há problemas com ciganos demoram sempre eternidades até chegarem, para depois não fazer nada. Mas se não for cigano apressam-se logo a chegar, e se for preciso de cassetete na mão. A comer chouriço e beber minis é que eles estão bem, depois vão só ali à esquina impor a lei na caça a multa, para no fim do dia se puderem orgulhar. Nunca vi forças de segurança tão inúteis como as de Tomar, até mete nojo.

      Eliminar
    2. apoiado..muito bem falado....agora a GNR é que ainda são os culpados...

      Eliminar
    3. Claro que são culpados vocês só sabem é passar multas não sabem fazer outra coisa. Nessa festa podia ter matado pessoas mas não morreram porque tiveram sorte e a polícia não fez nada.

      Eliminar
  12. É só hipócrisia à boa maneira Tuga. O melhor mesmo era os agentes das forças de segurança irem para estas festarolas em regime pro-bono, nas suas horas de descanso, para o pessoal poder curtir à vontade e em segurança. Gostava de saber se esta gente também trabalha de borla...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As operações Stop às 04h da manhã também são pro-bono?

      Eliminar
  13. Srs Policias se actuam-se no dia seguinte já não podiam fazer os gratificados, lá se ia o dia de folga...

    ResponderEliminar
  14. Seja GNR ou PSP, o que eles gostam mesmo é de andar no encalço dos condutores.
    Esses sim, são os grandes "criminosos" para eles...
    Claro que situações como o álcool no sangue a conduzir devem ser severamente punidas....

    ResponderEliminar
  15. Seguranca no nosso pais??? Onde esta ela??? Por que raio andam eles com bastoes e armas a cintura???? Pois servem para malhar um simples inocente na presença dos filhos ha saida de um jogo!!! Isso sim ja sao policias.... Sao tanto animais como eles.... Ou entao para fazer operacoes stop a multar tudo e todos... Mas um exemplo eu sou um jovem como tantos na cidade de tomar tenho um carro alterado em altura e estética... E se me mandarem parar sou criminoso por nao ter o carro perante a lei mas que eu saiba nao ando a matar ou a roubar e ate criar confusoes, sou trabalhador pago os meus impostos.... Hoje quando soube disto foi tamanha a minha revolta pois se eu sou criminoso o que podemos chamar a todos esses??? Na minha opiniao eles jantam todos na mesma mesa.... Era enfialos todos dentro de um saco e enfialos dentro da baragem... DESUMANOS....

    ResponderEliminar
  16. Para garantir a segurança da próxima festa, os cidadãos indignados chamem o correio da manhã, a amnistia internacional e a ordem dos advogados, que esses é que sabem, porque cá os moinas são brutos e impreparados.
    Continuem também a se indignar com os “faicistas” e “raicistas” que querem as minorias postas na linha, porque bonito é aceitar as diferenças, mesmo que a diferença seja viver do roubo, da intimidação e da violência, pois o que interessa é ser tolerante até o colón.
    Estranho é que quando a bófia ou a guita cascam, aparecem tantos portugueses de gema e de "tomates pretos", nas redes sociais e nos comentários da comunicação social, em especial a online, a dizer que com eles “era e faziam e acontecia”, mas quanto lhes apareceu a ciganada pela frente, metem todos o rabinho entre as pernas e limitam-se a gritar "ai da guarda!".
    Coitados dos tugas branquinhos, cristãos e europeus. São mesmos uns descolhoados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo-me de andar na escola primária (mais ou menos 10 anos atrás), na templários, e andava eu e os meus colegas com 5 e 6 anos a viver com medo constante porque os ciganos que lá andavam já tinham passado da puberdade, tinham o dobro na nossa altura, batiam em toda a gente, as auxiliares de educação incluídas, roubavam e nunca se fez nada. Basicamente o que aprendi na escola primária foi a tourear, porque basta levantar uma mão a um cigano que logo vêm 50 pra um (ou seja temos de deixar eles vir bater e arranjar maneira de os fintar à toureiro), eles não têm mínima noção de honra ou qualquer outro valor. Mas esse problema acho que já foi resolvido, agora simplesmente deixam eles passar de ano, pra irem até à Santa iria para o 5º ano sem saber escrever.

      Eliminar
    2. Cada povo tem aquilo que merece e sinceramente não acho que mereçamos mais. Enquanto povo somos uns carneiros, seja com as minorias, seja com os governos. Uns agachados. Merecemos levar no toutiço e não é pouco.

      Eliminar
  17. Que engraçado, afinal só temos, salvo seja, forças de segurança em horas de expediente normal e dias úteis, é o que parece ao ler certos comentários por aqui... Que curioso!!! O Pior é q em Hora nenhuma se mostram Forças de Segurança, qd, na realidade acobertam criminosos e pedem a quem não fez nada para se identificar!!!
    Gostava de ver os civis "normais" a sairem da festa alcoolizados e aos montes nos carros c a conivência da polícia... Era, então não era!!! Era mas era com os bolsinhos cheios c as multas que passariam!!!
    Não sejam hipócritas a defenderem-se cobardemente usando a célebre história do "Menino, o Velho e o Burro"!!!

    ResponderEliminar
  18. Morei em Tomar durante alguns anos e chegou para perceber como funcionam a policia e os ciganos. A policia tem medo deles e consequentemente eles fazem o que querem. A natureza deles e muito violenta e maligna, e o resto da populacao, apesar de ser em gigante maioria, tambem tem medo deles, e a sua natureza e benigna e pacifica. So existem duas solucoes possiveis para resolver de vez esta situacao. A primeira, e a policia agir como age a policia do brazil nas favelas, e entrar de corpo e alma nestas situacoes, fazer apreensoes, dar-lhes cargas de porrada e mostrar quem manda, e a segunda, e a populacao de tomar unir-se nestas situacoes (sim porque em qualquer das situacoes a populacao esta em maioria relativamente aos ciganos) e trata-los da mesma forma, dar-lhes cargas de porrada ate que eles percebam que nao vao continuar a bater sem levarem de volta o dobro ou o triplo... Eu sei que e mais facil falar do que fazer, tambem ja la vivi e nada fiz, porque tambem nao e facil ser 1 ou 2 a fazerem frente, quando acontecer, tem que ser todos juntos...

    ResponderEliminar
  19. Resumo dos fatos: os ciganos roubaram, os ciganos ameaçaram, os ciganos bateram, agrediram, insultaram, mexeram nas armas da GNR, perturbaram, colocaram em causa a segurança pública, bateram contra um carro de propósito a sair da festa, atiraram as armas para o jardim ao lado, partiram cabos de madeira na cabeça de algumas pessoas, arremessaram ferros contra a raparigas e pontapearam-nas. A policia chegou e acabou tudo, é verdade! Mas, não aceitou queixas, deixou a comunidade cigana reunir e aglomerar na parte detrás da festa, não procurou as armas, ignorou o pedido de auxilio, não efetuou testes de álcool a quem seguiu nos veículos (independentemente da raça), pediu identificação às vitimas, falou agressivamente com as vitimas, demorou hora e meia a chegar ao local. Conclusão: tirem-nas vocês...

    ResponderEliminar
  20. Afinal os ciganos só queriam tomar banho e não os deixaram. É como diz aquele sábio rapaz ali em cima, o do carro alterado em altura estética: "Era enfialos todos dentro de um saco e enfialos dentro da baragem... DESUMANOS...."

    ResponderEliminar
  21. Proxima festa esperem por eles tambem do mesmo jeito...............com as inchadas das aldeias e as facas de mata porcos..........................afinal e a vossa casa................................nao é a casa deles..................................................................................voçes tem que pensar que chegou a hora de olho por olho.................................

    ResponderEliminar
  22. Engraçado como todos condenam a atitude dos ciganos mas não falam que eles queriam vir embora e foi um senhor tentar tirar um deles dentro do carro. Falam que tinham armas mas não falam que as pessoas da aldeia eram em maior número é inclusive destruíram um carro dos ciganos que não pegou e eles só queriam vir embora. Criticam também a gnr que foram os únicos a ter inteligência suficiente para tratar todos por igual. Aqui não há santos nesta história mas vamos lá a ver as coisas como elas são bebam todos água pode ser que não haja confusão e depois o boato e o diz que disse é fácil nestes meios mas a verdade é que tiveram todos mal não foi só os ciganos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma voz sensata no meio de tanto disparate....

      Eliminar