O atual líder do PS Tomar e adjunto da presidência na câmara, Hugo Costa, que completa hoje (dia 17) 32 anos, recebeu uma prenda de aniversário especial. Foi escolhido para o 4.° lugar na lista do PS pelo distrito para as eleições legislativas, um lugar considerado elegível.
Os nove elementos efetivos da lista do PS aprovada esta quinta feira são:
1 - Vieira da Silva, antigo ministro do Trabalho e da Solidariedade
2 - António Gameiro (Ourém), líder do PS no distrito e atual deputado
3 - Sónia Sanfona (Alpiarça), última titular do cargo de governador civil do distrito
4 - Hugo Costa (Tomar)
5 - João Sequeira (Rio Maior), vereador, diretor de campanha de António Costa no distrito
6 - Maria da Luz Lopes (Torres Novas), líder das Mulheres Socialistas no distrito
7 - Tiago Preguiça (Santarém), líder da JS Distrital de Santarém
8 - Mário Balsa (Entroncamento)
9 - Elvira Tristão (Cartaxo)
A composição da lista não foi pacífica conforme revelam as votações: o Secretariado da Federação Distrital aprovou a lista com 11 votos a favor, 5 contra e 1 abstenção. A Comissão Política da federação aprovou a lista com 44 votos a favor e 37 contra.
Refira-se que 10 dos 11 elementos do secretariado fazem parte da lista.
Já agora e a título de curiosidade aqui ficam os critérios gerais para a elaboração das listas do PS:
1 - Os cabeças de lista de todos os círculos eleitorais são designados pelo Secretário Geral.
2 - As listas devem ser representativas da diversidade da sociedade portuguesa, designadamente nos planos profissional e geracional, assegurando-se para este último efeito a audição da Juventude Socialista.
3 - A escolha dos candidatos segue critérios de representatividade territorial, tendo em conta o peso dos diversos espaços dentro do mesmo círculo e as realidades eleitorais que determinam o peso relativo do PS.
4 - As listas devem ter em conta a diversidade interna do Partido Socialista.
5 - Na ponderação das escolhas de candidatos, as federações devem ter em consideração o grau de envolvimento dos deputados cessantes na atividade do Grupo Parlamentar, de dedicação no exercício do mandato e de afirmação das orientações do partido no quadro parlamentar, a sua capacidade de representação e o empenhamento demonstrado na resposta às exigências críticas da ação política, bem como o contributo esperado para a coesão da candidatura e a eficácia da afirmação e realização do programa eleitoral e de governo do PS.
6 - Todos os candidatos assumem um compromisso ético que será divulgado aquando da apresentação de cada lista no respetivo círculo.
Nas últimas eleições legislativas, em 2011, o PSD elegeu cinco deputados pelo distrito de Santarém, o PS três, o CDS um e a CDU também um.
Sem comentários:
Enviar um comentário