quarta-feira, 1 de abril de 2015

Opinião: Tomar, enésima vez…

João Mendes Nogueira
Viver numa cidade como Tomar, com património tão notável e mundialmente reconhecido é raro privilégio para todos nós… Também é dever, de todos, respeitá-lo e, acima de tudo, preservar estas heranças de séculos…
Quando há recursos fartos tudo se torna, obviamente, mais fácil, mas não pode ser a escassez de fazenda pública que impeça novas ideias e sua organização e concretização… A menos que as sucessivas ‘mudanças’ tão propaladas por quase todos os executivos camarários não passem do que habitualmente têm sido: meras promessas que o vento vai levando algures para um deserto de miragens… Facto é que, estrategicamente, pouco ou nada tenha realmente mudado… Se não vejamos: Reabilitação do centro histórico? Para quando a sua renovada discussão e ponderação de decisões não avulsas ou meramente aproveitando mais uns dinheiros de fundos comunitários? Com as obras a terminarem ou quase, que futuro para o complexo da Levada? Castelo e Convento… Depois dos acessos, há pouco renovados, que soluções para melhor ligação da cidade ao monumento universal? ‘Corredoura’ … Para quando um concurso de ideias, por exemplo, com vista à exploração de caminhos para a sua transformação num verdadeiro coração comercial da cidade? Cultura e animação cultural permanentes… Para quando uma eficaz e coordenada agenda citadina e concelhia, fixadora de eventos, iniciativas e públicos ao longo de todo o ano? Felizmente, neste aspecto, bastaria seguir a extraordinária resiliência e esmerado trabalho de muitas associações, às quais os vários poderes autárquicos se vão atrelando, indo à boleia dos frutos de tão incansável produção de eventos… Já agora, para quando uma verdadeira reorganização dos pelouros municipais nestes sectores? Já repararam que o pelouro da Cultura, por exemplo, esteve quase sempre na alçada directa das várias presidências nas últimas décadas? Porque não se pensa na integração de Educação, Cultura, Desporto e Turismo no domínio de um único departamento / pelouro autárquico? Ou estes sectores apenas servem para enfeitar programas eleitorais?…
Várias questões aqui vão continuando a ficar… para muitas, muitos têm tentado, contra ventos e marés, avançar com propostas e soluções variadas e tão simples, que pouco ou nada onerosas são… Habitualmente apenas temos assistido, ao longo de demasiados anos, ou a uma letargia de ideias ou a espaventos obreiristas, fortemente marcados por opções pessoais, que deixam marcas negativas para muitos anos… Já é tempo para alguma serenidade e maturidade que não fira de morte tanta iniciativa privada (e, por vezes, pública) que, ainda assim, tem resistido a tanto disparate, com tão bons casos de sucesso realizado e continuado…
Já várias vezes defendi o mesmo: Tomar merece melhor, nós cidadãos destas terras, exigimos melhor. Que ao menos sejam os poderes públicos a promover algumas bases de diálogo, organização e inovação, potenciadoras de energias que estão aí, presentes, desde há muito, no anonimato mediático do movimento associativo, das empresas e iniciativas individuais que , no entanto, sucessivamente têm sido validadas pelo sucesso e pela sua qualidade…
Em ano de Festa maior, a dos Tabuleiros, que pelo menos se comece a equacionar alguma luz para o fim dos dias e anos de chumbo que temos vivido…
Também que a Primavera anunciada para estes dias pascais, renove energias, abra espíritos e convide a mais acção e menos palavras vãs…
Tomar agradece!…

Sem comentários:

Enviar um comentário