sexta-feira, 6 de março de 2015

O ‘milagre’ do emprego em Tomar

Quem analise as estatísticas do desemprego poderá ficar intrigado com a quebra do desemprego a nível nacional e também a nível local.
Segundo os dados oficiais do IEFP, Tomar começou o ano de 2014 com 1954 desempregados e terminou com 1230. Ou seja, segundo estes dados, durante o ano passado houve uma redução de 724 desempregados, cerca de 37 por cento. (percentagem corrigida)
É certo que em janeiro deste ano, o número de desempregados voltou a subir fixando-se nos 1449. Mas quem conhece a realidade económica de Tomar não deixa de estranhar estes números. Os sindicatos já têm denunciado a manipulação que o IEFP faz da estatística. Até porque não entram na contagem os desempregados que estão a frequentar cursos de formação ou em programas ocupacionais.
Mas se os números forem reais estamos perante um verdadeiro “milagre” económico em Tomar. Acredite quem quiser!

4 comentários:

  1. Essa redução chama-se emigração...

    ResponderEliminar
  2. Quantos cursos não foram criados no mês de Dezembro para que as pessoas ficassem inscritas? Assim é fácil baixar o número de desempregados

    ResponderEliminar
  3. não acredito e deixo um desafio á segurança social de tomar, quantos trabalhadores por contra de outrem e por conta própria, com os descontos em dia, havia em janeiro de 2014 e quantos havia em janeiro de 2015. só esses números poderão confirmar se há mais ou menos desempregados em tomar. o resto são tretas....

    ResponderEliminar
  4. Só em dezembro de 2014 foram criados cerca de 10 turmas, ou até mais, de diversos cursos no centro de formação de Tomar. Só aí foram menos quantas pessoas nas estatísticas? E ainda, quantos aqueles que se ausentaram do país à procura de uma vida melhor?

    ResponderEliminar