segunda-feira, 30 de março de 2015

Edifício do turismo: um projeto com 80 anos

Imagem reproduzida aqui
A imagem que reproduzimos foi publicada no primeiro número do jornal Cidade de Tomar a 17 de março de 1935, ou seja, há 80 anos. É um desenho do arquiteto portuense José Vilaça autor do projeto do edifício construído para sede da Comissão de Iniciativa e Turismo de Tomar.
Foi em 1932 que essa comissão deliberou estudar a possibilidade de se instalar num espaço próprio, pois o existente era nas instalações da Câmara e exíguo. Em novembro de 1935 as obras já estavam a decorrer mas só foram concluídas em 1939.
Trata-se de um edifício classificado, único no género, uma vez que foi construído de propósito há 80 anos para funcionar como “posto de turismo”.
E tem a particularidade de reunir elementos arquitetónicos de alto valor artístico e arqueológico que se encontravam dispersos ou esquecidos. Algumas janelas e portas são do séc. XVI e pertenciam a edificações desaparecidas. Outros elementos decorativos são reproduções de peças autênticas, tais como o nicho do telefone – da igreja da Atalaia.
As janelas do rés-do-chão e escadaria são de vitrais do tipo seiscentista, feitos por Ricardo Leone propositadamente para este edifício. Nesses vitrais são retratados alguns dos principais vultos da história de Tomar. As portas de entrada, em madeira, são inspiradas em peças de talha do Renascimento e foram executadas por entalhadores de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário