sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vendas agressivas numa escola de Tomar

A escola secundária Santa Maria do Olival em Tomar foi utilizada esta semana por uma empresa de vendas agressivas, facto que está a suscitar inúmeras críticas nas redes sociais.
O esquema já é conhecido e tem sido denunciado pelas associações de defesa dos consumidores. Os angariadores telefonam para casa dos potenciais clientes, normalmente idosos, a oferecerem viagens, estadias em hotéis ou outros produtos que têm de ser levantados pessoalmente em determinado sítio e a determinada hora. Chegados ao local os incautos são alvo das chamadas vendas agressivas. Utilizando técnicas de persuasão e sem qualquer ética procuram vender colchões, massajadores, almofadas, aparelhos auditivos ou outros produtos.
No caso que se passou no ‘Liceu’ de Tomar nesta quarta feira, dia 5, convidavam-se as pessoas para um “rastreio de AVC” mas o objetivo principal da empresa é impingir produtos e para isso utilizam técnicas agressivas de venda sem qualquer ética.
Nas redes sociais são várias as críticas ao facto de a direção da escola ter autorizado uma ação deste tipo, que mancha o nome da instituição.
Segundo nos informou a diretora do agrupamento, Celeste Sousa, “o aluguer de instalações tem sido para atividades desportivas, formação e ainda no âmbito da saúde nomeadamente pelo “conforto da dor”. No pedido da empresa para utilizar as instalações da escola refere-se que o objetivo é “… a medição da massa gorda e BMI, assim como a medição da tensão arterial na qual também vamos ter uma demonstração de alguns produtos ligados à saúde que nos patrocinam nestes eventos”.
Muitas das pessoas contactadas pela empresa, ao tomarem conhecimento que a ação é feita numa escola pública, não imaginam que ali se possam realizar vendas agressivas. Mas foi o que se passou esta quarta feira no ‘Liceu’ de Tomar.

Falsos rastreios são truque para vendas forçadas

11 comentários:

  1. É irem a esses sitios mas acompanhados por um agente da PSP/GNR à civil.

    ResponderEliminar
  2. Continuamos a tentar mostrar que somos muito arrumadinhos, muito certinhos e que moralmente somos impecáveis. Não conseguimos como na idade média, separar o lugar da função. Se num estádio de FUTEBOL se fazem concerto de música, se há igrejas transformadas em discotecas, se há sinagogas que são armazém de mercearia, porque não há-de um espaço vazio ser usado para qualquer finalidade. A culpa efectivamente é da Escola que não preparou os seus utilizadores para lidarem com a realidade. Mas essa é também a responsabilidade da sociedade. Ainda bem que a escola arrecadou o dinheirinho do aluguer para que assim possa comprar mais um fotocopiadora pois o ministério não a deu.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria só de deixar o meu desagrado perante o facto de que decidiram intitular esta notícia de "vendas agressivas numa escola de Tomar".
    Que eu tenha percebido, as vendas não se realizam na escola mas sim à porta desta.
    A Escola Secundária de Santa Maria do Olival não está de qualquer maneira necessariamente envolvida nestes esquemas unicamente porque se encontra próxima do sítio onde se deu a venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve estar a falar sem conhecimento de causa... caro anónimo!
      RF

      Eliminar
    2. Tb acho! Concordo plenamente consigo....

      Eliminar
  4. A vendas a realizarem se dentro da escola por isso sim e dentro da escola

    ResponderEliminar
  5. Quero agradecer à instituição, Escola Santa Maria do Olival, por me ter proporcionado um bom colchão ortopédico.

    ResponderEliminar
  6. Acho que esta escola sempre esteve de um modo geral ligado a estes esquemas já nao é a primeira vez que vejo e oiço noticias deste tipo.
    Eu como estudante vejo que a propria direçao esta desorganizada em termos gerais tambem acho que devera haver alguma intervenção

    ResponderEliminar
  7. Esta escola, aliás esta diretora, sempre quis ganhar dinheiro a todo o custo. A escola dá lucro e o serviço de bar continua mau com sandes quase sem conduto e os materiais na papelaria caros. Com lucros de dezenas de milhares de euros por ano bem podiam baixar os preços na papelaria e melhorar o serviço de bar.

    ResponderEliminar
  8. SE FOI FEITO , FOI MAL.
    se pode aprender-se com o erro . pode!
    que não pode aconteçer mais. não pode!
    de resto ponto final.
    puderia ser uma boa forma de angariar fundos podia!
    pois quando se pede ajuda, ninguem ajuda, mas enfim, criticar é o mais fácil hoje em dia, mas fazer algo , ta quieto !!!!

    ResponderEliminar
  9. so outra questão, não tenham vergonha do nome e assinem o que comentam, pois só assim serão levados a serio.
    pois antonios não!! obrigado.

    ResponderEliminar