quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Paróquia de Tomar recupera capela de S. Gregório

Estão a decorrer obras de recuperação da capela de S. Gregório por iniciativa da Paróquia de Tomar, presidida pelo padre Mário Duarte.
Esta semana devem terminar os trabalhos de pintura da cúpula e das paredes interiores e exteriores. Seguem-se as pinturas das portas e tratamento da madeira do alpendre. Vai ainda ser instalado um novo sistema de iluminação.
Uma alteração que foi feita neste monumento quinhentista foi a substituíção do cata-vento em metal existente no cume do telhado por uma cruz em pedra. Uma alteração que pode vir a ser tão polémica como a que aconteceu em 1984 quando o Instituto do Património retirou a telha de canudo que cobria a cúpula.
A capela está classificada como “Imóvel de Interesse Público”.

30-10-2013
            2008
 Final séc. XIX



O que dizem os roteiros turísticos sobre a capela de S. Gregório:
“Capela octogonal do século XVI, parcialmente envolvida por uma galilé assente em oito colunas da ordem toscana, foi construída à custa do povo de Tomar. Salienta-se o seu portal manuelino. A nave está revestida, de um lado e do outro, por dois grandes painéis narrativos de azulejo do século XVIII, trazidos do extinto Convento das Trinas, de Lisboa, descrevendo passos da vida de S. Gregório.”


http://www.cm-tomar.pt/pt/conteudos/O%20Municipio/Patrim%C3%B3nio/Capela%20de%20S%C3%A3o%20Greg%C3%B3rio.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário