Após a cerimónia de tomada de posse que encheu o cine-teatro e em que, um a um, os eleitos para a Câmara e para a Assembleia faziam o seu juramento, procedeu-se à eleição da mesa da assembleia.
A sufrágio apresentaram-se duas listas, uma só com eleitos do PS (José Pereira, Vasco Marques e Fátima Duarte) e outra com eleitos do PSD e Independentes (José Delgado, João Simões e Rosa Santos).
Na primeira votação registou-se um empate, com 16 votos para cada lista. Seguiu-se segunda votação desta vez uninominal, ou seja, os deputados municipais escolhiam, em três boletins de voto diferentes, os nomes para presidente, 1.º secretário e 2.º secretário.
Para o lugar de presidente registou-se novo empate, 16 votos para José Delgado e outros 16 para José Pereira. Neste caso a legislação define que é eleito o candidato da lista mais votada nas eleições autárquicas, pelo que, foi eleito José Pereira, do PS.
Para o lugar de 1.º secretário foi eleito João Henriques Simões, dos Independentes por Tomar, com 16 votos. Houve 15 votos em Vasco Marques e um voto com o nome Celeste.
Para 2.º secretário, Rosa Santos, do PSD, foi eleita com 16 votos. Fátima Duarte, do PS, recolheu 15 votos e houve ainda um voto em Luís Ferreira.
Ou seja, a mesa da assembleia fica constituída por três eleitos, um de cada força partidária: PS, PSD e Independentes por Tomar.
Sem comentários:
Enviar um comentário