Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Câmara aprova continuação dos anais do Município

Por proposta do vereador Pedro Marques, dos Independentes por Tomar, a Câmara aprovou por unanimidade que seja retomada a produção dos “Anais do Município de Tomar - Crónica dos acontecimentos ocorridos no termo de Tomar desde 1925 ate aos nossos dias”.
Até aos anos 70 do século passado foram lançados nove volumes dos anais com dados históricos referentes ao período de 1137 a 1925. A recolha e compilação esteve a cargo do brigadeiro Amorim Rosa.
No último volume, editado em 1974 e impresso na Gráfica de Tomar em 1976, o autor escreveu no prefácio:
“Termino despedindo-me dos amáveis leitores, pois não escreverei mais “Anais”, que a idade já é provecta, e o volume seguinte, necessariamente, há-de comportar o quadriénio 1938-1941, em que fui Vereador do Pelouro das Finanças, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados e Presidente da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia, e ninguém é juiz em causa própria. Mas tendo escrito, mal ou bem, 11 volumes sobre Tomar que com palestras e artigos somam mais de 5.000 páginas inteiramente dedicadas a nossa terra, julgo ter cumprido o dever de Tomarense”.
Apesar do desafio deixado por Amorim Rosa nos anos 70, não foram editados mais volumes dos anais “o que constitui uma enorme lacuna na divulgação da história do Município de Tomar”, conforme escreve Pedro Marques na sua proposta.
Ficou decidido que seja apresentado ao Executivo Camarário, “com a maior brevidade, um projeto de execução dos Anais do Município devidamente estruturado.”
A bancada do PSD na Câmara sugeriu que, além da edição em papel, se tivesse em conta as novas tecnologias e que o conteúdo também fosse disponibilizado nas novas plataformas digitais como a internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário