Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Manuel dos Santos festejou 109 anos

Manuel dos Santos com um dos filhos e um dos netos, José Lima, que publicou a foto no facebook
Foi rodeado de familiares e jornalistas que Manuel Rafael dos Santos festejou 109 anos nesta terça feira, dia 23. Morador na aldeia do Grou, freguesia de Asseiceira (Tomar), Manuel dos Santos foi este ano alvo de uma homenagem por parte da junta de freguesia por ser o homem mais velho do país.
O caso raro de longevidade e de vitalidade despertou a curiosidade da imprensa nacional.
Transcrevemos aqui parte de uma notícia da agência Lusa:
"Se não é o homem mais velho de Portugal é certamente um dos mais velhos", disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Rodrigues, adiantando que a festa será simples e reservada porque Manuel Santos "não lida com muita confusão". De acordo com a descrição do autarca, Manuel dos Santos é uma pessoa "perfeitamente lúcida", reside na sua casa no lugar de Grou e mantém alguma autonomia. 
Uma breve biografia traçada por um dos seus seis netos, José Lima, afirma que Manuel Rafael dos Santos nasceu a 23 de dezembro de 1905 na aldeia com nome de Roda Grande, freguesia de Asseiceira, concelho de Tomar, tendo mudado para o lugar vizinho de Grou quando casou com uma habitante dessa povoação. Dois filhos, seis netos e oito bisnetos Tendo tido dois filhos - António, com 80 anos, e Maria da Conceição, com 65 -, é a filha, que reside próximo da sua casa, que cuida dele diariamente. Com seis netos e oito bisnetos, Manuel Santos, que até há poucos anos se dedicou ao trabalho no campo, "demonstra grande vitalidade e energia e prova disso é o facto de não tomar qualquer medicação diária", refere o neto. "Conhecido pelo seu bom humor, gosta de passear, deslocando-se ainda com energia e sem ajuda de ninguém, chegando a afirmar que 'as bengalas são para os velhos'", e conta, "com alguma nostalgia, 'estórias' dos tempos antigos, dos bailes em casas particulares e na dos seus pais, onde tocava harmónio, e dos episódios nas tabernas onde se bebia muito vinho e se assistiu a muitas zaragatas", disse José Lima. Segundo o neto, quando questionado sobre a possibilidade de ir para um lar de idosos, recusa perentório afirmando que "os lares são para os velhos!".

Reportagem da SIC
Português mais velho celebra 109 anos de vida

 
Notícia do 'Correio da Manhã'
Sopra 109 velas junto da família


Sem comentários:

Enviar um comentário